Notícias

Equinor conclui instalação de Manifold Gas Lift no pré-sal

Com a conclusão da instalação do Manifold Gas Lift no pré-sal, a Equinor está mais perto do primeiro petróleo do seu projeto Bacalhau. Este manifold cuja principal função é estabilizar a pressão dos fluidos não apenas durante a iniciação dos poços, mas durante as diferentes fases da vida do campo, deverá garantir a elevação dos fluidos à superfície com mais segurança e eficiência.

De acordo com a empresa, o coletor de gas lift é “um componente essencial” para a produção de petróleo e gás do campo. Com um peso de cerca de 170 toneladas, comprimento de 16 metros, largura de 9 metros e altura de 4 metros, a empresa explica que este equipamento corresponde ao tamanho de dois grandes camiões colocados lado a lado. A instalação foi feita com a embarcação de construção offshore Boka SubC .

Além disso, uma equipe multidisciplinar trabalhou para concluir com segurança a instalação do Manifold Gas Lift para chegada ao FPSO Bacalhau. A expectativa é que o projeto gere 3 mil empregos durante sua fase de desenvolvimento, agregando valor ao Brasil. Os módulos FPSO saíram do estaleiro tailandês da Aibel em 23 de janeiro de 2024, com destino a Cingapura, onde seriam instalados a bordo do FPSO. Este navio será entregue pela MODEC do Japão à Equinor, como um dos maiores FPSOs do mundo.

Com capacidade de produção de 220 mil barris por dia, o FPSO Bacalhau será implantado no campo de Bacalhau, situado em duas licenças, BM-S-8 e Norte de Carcará, na região do pré-sal da Bacia de Santos. A Equinor tomou a decisão final de investimento FID) para o projeto de US$ 8 bilhões em junho de 2021. O FPSO marca a primeira aplicação do casco M350 da MODEC, um casco recém-construído de próxima geração para FPSOs.

Além disso, o desenvolvimento de Bacalhau envolve 19 poços submarinos vinculados ao FPSO, com 364 metros de comprimento, 64 metros de largura e 33 metros de profundidade, com calado projetado de 22,65 metros e área de convés de 17.400 metros quadrados. Isso equivale a três campos de futebol padrão.

As reservas recuperáveis ​​de Bacalhau, incluindo a área de Bacalhau Norte, são superiores a dois mil milhões de barris de óleo equivalente (boe). O primeiro óleo está previsto para 2025. A Equinor opera o campo em parceria com ExxonMobil, Petrogal Brasil e Pré-Sal Petróleo SA (PPSA).

2ª Edição do Maior evento sobre FPSOs do Brasil

O mercado de FPSOs está aquecido e em expansão, à crescente demanda de projetos no país impulsiona a realização da 2ª edição do evento: Brasil – Epicentro Global de FPSOs, no Rio de Janeiro – que acontece nos dias 17 e 18 de junho de 2024. O evento contará com os principais tomadores de decisão que se reúnem para impulsionar a atividade e apoiar a transformação digital dos FPSOs enquanto reduz a pegada de carbono. À medida que a maré do progresso se eleva, sua organização pode ser a onda que impulsiona a inovação na indústria de FPSOs.

Venha iluminar o caminho conosco e ser uma parte integral de um evento marcante e alinhe sua marca aos líderes e pioneiros do setor.

Prepare-se para discussões aprofundadas, troca de conhecimentos e networking inestimável.

Garanta a sua participação! Será um prazer receber você neste evento memorável.

📅 Data: 17 e 18 de junho de 2024
🎯 Conferência: 9h às 18h (Faça sua inscrição, nos links abaixo.)
🎯 Exposição: 12h às 20h (Acesso:  Livre para profissionais do setor.)
📍 Local: EXPO MAG, Rio de Janeiro

🔗 Seja um Patrocinador: patrocinio@fpsosexpor.com.br
🔗 Seja um Expositor: expositor@fpsosexpor.com.br
🔗 Faça sua inscrição para a Conferência (Mercado Pago): https://mpago.la/1xrS9m6
🔗 Faça sua inscrição para a Conferência (SYMPLA): https://lnkd.in/dZJBbk4v

🌐 Acesse o site do evento: https://lnkd.in/dNN5fDz7

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?