Excelerate Energy assina contrato de afretamento FSRU de 10 anos com a Petrobras
A empresa de GNL Excelerate Energy, sediada no Texas, assinou um contrato de dez anos com a gigante estatal brasileira de petróleo e gás Petrobras para fretar a unidade flutuante de armazenamento e regaseificação (FSRU) Sequoia.
Pelo acordo, que terá início em 1º de janeiro de 2024, a Excelerate continuará a implantar o FSRU Sequoia para fornecer serviços de regaseificação no Brasil, principalmente no terminal de regaseificação da Bahia, em Salvador.
No início deste ano, a Excelerate concluiu a compra do FSRU de 173.400 metros cúbicos, que foi entregue como uma nova construção à sua frota em junho de 2020 sob um afretamento a casco nu de cinco anos.
Comentando o acordo com a Petrobras, Steven Kobos, presidente e CEO da Excelerate, disse: “O Brasil é um excelente mercado. Este acordo é um passo importante na promoção do plano de crescimento sustentável de longo prazo da Excelerate na América do Sul. A implantação do Sequoia por mais 10 anos posicionará o Excelerate bem para apoiar os esforços do Brasil para fortalecer sua segurança energética. Somos um parceiro confiável da Petrobras há mais de uma década e estamos comprometidos em manter essa parceria e apoiar a transição energética para todos os brasileiros.”
A empresa norte-americana presta serviços de regaseificação no Brasil nos terminais de importação de GNL da Petrobras desde 2012. Além do Sequoia, a FSRU Experience da Excelerate está atualmente prestando serviços de regaseificação no Brasil.
Manter uma presença contínua no mercado brasileiro é parte fundamental da posição estratégica da Excelerate como um backstop confiável para o sistema energético do país, para o qual a energia renovável intermitente contribui com aproximadamente 85%, afirmou a empresa.
Além disso, o último acordo também destaca o compromisso da Excelerate Energy em usar sua frota flexível de FSRU para aumentar a segurança e a confiabilidade energética para seus clientes em todo o mundo. O acordo também expande o negócio principal de regaseificação da empresa, o que permite maior visibilidade dos lucros e fluxos de caixa previsíveis de curto e longo prazo.
No ano passado, a Excelerate Energy assinou um contrato vinculativo de construção naval com o estaleiro sul-coreano Hyundai Heavy Industries (HHI) para um novo FSRU. A nova construção terá capacidade de armazenamento de 170 mil metros cúbicos e tem entrega prevista para junho de 2026.