Notícias

ExxonMobil conclui operação na Bacia de Sergipe-Alagoas

A ExxonMobil concluiu suas operações de perfuração no prospecto Cutthroat, localizado na Bacia de Sergipe-Alagoas, mas não conseguiu verificar a presença de hidrocarbonetos.

A ExxonMobil começou a perfurar o poço de exploração 1-EMEB-3-SES no Bloco SEAL-M-428 em 20 de fevereiro de 2022, usando o navio- sonda West Saturn da Seadrill . As operações deveriam durar entre 45 e 60 dias. A ExxonMobil é a operadora e detém 50 por cento de participação na área em consórcio com a Enauta (30 por cento) e a Murphy Oil (20 por cento).

Em atualização na segunda-feira, a Enauta informou que a perfuração, perfilagem e avaliação final do poço exploratório do prospecto Cutthroat foram concluídas.

Embora não tenha sido verificada a ocorrência de hidrocarbonetos neste poço , a Enauta informou que o consórcio fará estudos complementares, incorporando dados amostrados em sua interpretação geológica regional, e atualizará sua visão quanto ao potencial exploratório dos blocos localizados na Bacia de Sergipe-Alagoas águas ultraprofundas.

Vale ressaltar que a Murphy Oil disse em uma apresentação a investidores na semana passada que o poço Cutthroat poderia ter até 1 bilhão de barris de petróleo e gás . Ou seja, a área de Cutthroat tinha um potencial de recursos brutos ascendentes entre 500 milhões e 1,050 bilhão de barris de óleo equivalente.

A Reuters informou na semana passada que, caso a exploração seja bem-sucedida, seria a primeira descoberta de petróleo da ExxonMobil no Brasil como operadora. No entanto, o relatório da Enauta mostra agora que isso não aconteceu.

A Enuta foi parcialmente realizada pelos parceiros ExxonMobil e Murphy Oil nos custos relacionados ao poço 1-EMEB-3-SES, conforme os respectivos contratos de farm-out.

De acordo com o último relatório de status da frota da Seadrill , o navio-sonda West Saturn construído em 2014 está sob contrato com a ExxonMobil fora do Brasil até abril de 2022, após o qual está programado para trabalhar para a Equinor, também no Brasil, a partir de julho deste ano até julho de 2026 com opções até julho de 2030.

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?