Febrace 2021 incentiva estudantes para reflexão e inovação sobre Ciências e Engenharia
Patrocinada pela Petrobras, feira virtual seleciona trabalhos em níveis fundamental, médio e técnico
Desenvolver projetos que tragam soluções inovadoras para a sociedade, esse foi o desafio aceito por estudantes de todo o Brasil que participam da 19ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), com patrocínio da Petrobras e promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). O evento, de 15 a 27 de março, é uma vitrine de talentos que, além de incentivar os estudantes à pesquisa científica, premia as melhores ideias, que podem ser vistas e votadas pelos internautas. Entre os 345 projetos finalistas realizados por estudantes do ensino fundamental, médio e técnico, há desde aplicativos para pessoas com necessidades especiais e até trabalhos sobre os efeitos da pandemia de Covid, passando por reciclagem e inteligência artificial.
“A Febrace incentiva a reflexão, a criatividade e inovação para solução de problemas. Isso faz parte do nosso dia a dia na Petrobras. É importante estimular os estudantes a superar desafios e ultrapassar a barreira do conhecimento científico por meio da pesquisa e da experimentação”, analisa o gerente de Patrocínios e Eventos da Petrobras Aislan Greca.
Parceira há 15 anos da Febrace, criada em 2003, a Petrobras participa desta edição, que será integralmente online, com um estande interativo onde os participantes poderão responder a um quiz e concorrer a prêmios. Além dos estandes virtuais dos patrocinadores, a Febrace realizará palestras entre os dias 17 e 25/03, sempre das 16h às 16h45, pelo canal da feira no YouTube. As palestras serão ao vivo e ficarão disponíveis no site.
A plataforma Febrace Virtual, que abrigará o evento, permite que o público participe da feira e vote nos projetos. Os visitantes poderão assistir palestras e lives, visitar a mostra dos projetos, conhecer os estandes dos patrocinadores e até tirar foto de recordação.
“Em 2021, a mostra de projetos finalistas, mesmo sendo virtual, terá o mesmo rigor científico e de infraestrutura, garantindo a exposição dos projetos e avaliação por especialistas em uma plataforma especialmente desenvolvida, possibilitando a interação entre o público e os participantes, e uma votação integrada com o Facebook, onde os estudantes poderão curtir e votar nos projetos preferidos, conta a coordenadora científica da Febrace, professora Roseli de Deus Lopes. A votação popular garante uma premiação à parte e não interfere nas bancas de avaliação que selecionam do 1º ao 4º lugar de cada categoria.
No dia 25/03 a Petrobras oferece uma palestra com Flávio Guimarães, fundador e apresentador da plataforma Brincando com Ideias, também patrocinada pela companhia, que procura incentivar o aprendizado de tecnologia de forma lúdica, explicando de forma simples temas como programação, robótica, internet das coisas (IOT), entre outros.
PREMIAÇÃO
Os autores dos melhores projetos, nas diversas categorias, ganham troféus, medalhas, e certificados e o reconhecimento de alguns patrocinadores, são cerca de 300 prêmios. Também são selecionados projetos para concorrer na Regeneron ISEF 2021 – a maior feira internacional do gênero, que ocorre de 16 a 21 de maio.
Estudantes de todo país podem participar. Para 2021 foram mais de 3 mil inscritos. Durante a fase de seleção e na mostra de finalistas, são analisados critérios como: criatividade e inovação; aplicação de método científico ou de engenharia, profundidade da pesquisa e clareza da apresentação. A Febrace teve 345 trabalhos finalistas, de todas as regiões do país, envolvendo mais de 700 estudantes e 482 professores de 295 escolas.
SERVIÇO:
Conheça os finalistas no site da Febrace;
Acompanhe a premiação no dia 27/3, a partir das 15h, no Youtube;
Visite a feira na plataforma Febrace Virtual (disponível de 15 a 26/3)
Agência Petrobras