Notícias

FPSO Atlanta entra em operação

A Brava Energia colocou em operação o FPSO Atlanta, iniciando a produção na Bacia de Santos.

Após a autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para o início das operações do FPSO Atlanta, o primeiro óleo foi produzido em 31 de dezembro de 2024, por meio do Sistema de Produção Definitiva de Atlanta.

“Com este marco, a BRAVA se torna a primeira empresa independente de óleo e gás do país a desenvolver um sistema de produção em águas profundas desde sua fase inicial, dentro do orçamento previsto e dos prazos estabelecidos para perfuração dos poços, instalação dos equipamentos iniciais e construção do FPSO”, destacou a operadora.

A Brava Energia explicou que a produção no FPSO Atlanta começou pelos poços 6H e 7H, que estão atualmente se estabilizando. A empresa continua com a campanha de conexão dos quatro poços restantes (2H, 3H, 4H e 5H), com previsão de conclusão até o segundo trimestre de 2025.

O FPSO Atlanta tem capacidade para produzir até 50 mil barris de petróleo por dia, tratar 140 mil barris de água por dia e armazenar até 1,6 milhão de barris de petróleo. A unidade substituiu o FPSO Petrojarl I, que trabalhava no campo de Atlanta, no bloco BS-4, na Bacia de Santos, desde 2018.

O FPSO Atlanta, adquirido para o Sistema de Desenvolvimento Completo (FDS) de Atlanta em 2022, será inicialmente conectado a seis poços, chegando a dez em 2029. Fretado e operado pela Yinson Production da Malásia, a unidade deverá permanecer em cooperação no campo brasileiro por 15 anos, mas a Brava Energia também pode estender sua permanência ainda mais graças a um período opcional de cinco anos.

A Yinson Production destacou: “Estamos entusiasmados em anunciar que a FPSO Atlanta atingiu o primeiro óleo em 31 de dezembro de 2024, marcando o início de seu contrato firme de 15 anos! Este marco é resultado da expertise, resiliência e comprometimento de nossa equipe em entregar desempenho operacional excepcional, priorizando a sustentabilidade e a segurança.”

A Brava Energia reiniciou recentemente a produção no campo petrolífero Papa-Terra, na bacia de Campos. A empresa também concluiu a aquisição do Parque das Conchas, operado pela Shell, graças a um acordo com a QatarEnergy.

3rd Edition of the biggest event on FPSOs in Brazil

Don’t miss the opportunity to participate in the biggest FPSO industry event in the country!

Brazil Epicenter Global of FPSOs 2025 – 3rd edition
Exhibition and Conference on Floating, Production, Storage and Offloading Platforms

Date: May 13, 14 and 15, 2025.

Conference: 9am to 6pm (Registration open!!!) Click here: Sympla
Exhibition: 2pm to 8pm (Free access for all professionals in the sector)
Location: EXPO MAG, Rio de Janeiro – Brazil

1) Watch our 3D MAP of the 2025 event: Click here
2) Access testimonials from great executives in the sector: Click here
3) Brazil Epicenter Global of FPSOs 2024 (Disclosure 1): Click here
4) Brazil Epicenter Global of FPSOs 2024 (Disclosure 2): Click here

Visit the event website: https://fpsosexpor.com.br/

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?