Notícias

FPSO no Brasil a caminho de mudar de mãos até o final do mês

A Karoon Energy está avançando com a aquisição de uma embarcação flutuante de produção, armazenamento e descarga (FPSO), que é implantada em seu projeto no Brasil. Assim que a empresa assumir a propriedade da unidade do atual proprietário e operador do FPSO, Altera & Ocyan (A&O), ela escolherá um novo contratante de operação e manutenção (O&M).

Após iniciar negociações com a Altera & Ocyan sobre a potencial aquisição do FPSO  Cidade de Itajaí , que está operando em seu  projeto Baúna  no BM-S-40, a Karoon Energy agora confirmou que esta compra está progredindo de acordo com o cronograma emitido em fevereiro de 2025.

Como resultado, a transação continua dentro do cronograma para fechar no final de abril de 2025, com a seleção do novo contratado de O&M para o FPSO Baúna prevista para ser concluída até meados do ano. A empresa atualizará sua orientação de produção assim que assumir a propriedade do FPSO, escolher a dedo o novo contratado de O&M e concluir o planejamento para a próxima fase de manutenção.

Além disso, espera-se que a orientação de custo atualizada para 2025 seja fornecida assim que os termos do novo contratante de O&M forem conhecidos. Esperava-se que o FPSO ficasse offline por um mês durante a substituição de uma válvula de elevação de gás defeituosa como parte das paradas de produção programadas da operadora australiana para manutenção planejada.

A Karoon afirma que a intervenção no poço SPS-88 foi concluída, com o poço retomando a produção em 28 de março, antes do previsto devido à disponibilidade antecipada de navios de intervenção e uma operação de duração mais curta do que o esperado.

De acordo com a empresa, as vazões iniciais estão em linha com as expectativas, com o poço atualmente produzindo aproximadamente 2.000 bopd em um choke restrito e sendo gradualmente aberto mais adiante. Portanto, o projeto Baúna, que foi encerrado em 7 de março para manutenção anual programada, reiniciou a produção em 27 de março.

A Karoon destaca que a produção aumentou desde então para cerca de 26.500 bopd, acima dos níveis anteriores ao fechamento com a retomada do SPS-88. Após um curto período de produção abundante, espera-se que um declínio natural de aproximadamente 15% ao ano seja retomado.

Além disso, o flotel que está atracado adjacente ao FPSO Cidade de Itajaí desde fevereiro deve permanecer no local até 6 de abril. Este flotel tem sido usado para acomodar mão de obra adicional para uma campanha de manutenção estendida com o objetivo de reduzir o backlog de manutenção do FPSO e melhorar a confiabilidade do equipamento.

A campanha, que aproveitou a parada anual planejada para manutenção, ocorreu em grande parte enquanto o FPSO estava operando normalmente. No entanto, mais trabalhos de manutenção pendentes estão planejados para ocorrer ao longo de 2025 e 2026 e podem envolver outra campanha de flotel durante 2026.

Dr. Julian Fowles , CEO e Diretor Geral da Karoon, comentou: “Nosso programa para melhorar a confiabilidade e o tempo de atividade do FPSO Baúna está progredindo bem. A eficiência do FPSO nas primeiras nove semanas de 2025, antes da parada anual de manutenção, foi de mais de 95%, refletindo as 11.800 horas de trabalho concluídas no final de 2024 em equipamentos de produção críticos. A campanha flotel nos permitiu concluir 71.000 horas adicionais na próxima fase de atividades para reduzir o backlog de manutenção e melhorar a redundância do equipamento.

“Embora ainda haja um caminho a percorrer para limpar completamente o backlog de manutenção e estabelecer um desempenho confiável e consistente do FPSO, o trabalho concluído na campanha atual, juntamente com as atividades esperadas para ocorrer quando a Karoon assumir a propriedade do FPSO, deve nos permitir atingir nossa meta de eficiência de FPSO de longo prazo de 90-95%. Maior eficiência terá um impacto positivo nos resultados da produção.”

O FPSO  Cidade de Itajaí , capaz de operar em lâmina d’água de até 1.000 metros, foi construído no estaleiro Jurong, em Cingapura, em 1995 e convertido em 2012. Esta unidade, que começou a operar no Brasil em fevereiro de 2013, pode produzir 80.000 barris de petróleo por dia e comprimir 2 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

3rd Edition of the biggest event on FPSOs in Brazil

Don’t miss the opportunity to participate in the biggest FPSO industry event in the country!

Brazil Epicenter Global of FPSOs 2025 – 3rd edition
Exhibition and Conference on Floating, Production, Storage and Offloading Platforms

Date: May 13, 14 and 15, 2025.

Conference: 9am to 6pm (Registration open!!!) Click here: Sympla
Exhibition: 2pm to 8pm (Free access for all professionals in the sector)
Location: EXPO MAG, Rio de Janeiro – Brazil

1) Watch our 3D MAP of the 2025 event: Click here
2) Access testimonials from great executives in the sector: Click here
3) Brazil Epicenter Global of FPSOs 2024 (Disclosure 1): Click here
4) Brazil Epicenter Global of FPSOs 2024 (Disclosure 2): Click here

Visit the event website: https://fpsosexpor.com.br/

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?