FPSO Cidade de Itajaí reinicia produção após manutenção prolongada
A Karoon Energy reiniciou a produção de ativos conectados ao FPSO Cidade de Itajaí, após trabalhos de manutenção.
A Karoon interrompeu a produção de Baúna, inclusive do campo de Patola , em 28 de março devido a um incidente de perda de contenção associado ao flare de alta pressão no FPSO Cidade de Itajaí .
Depois que o operador do FPSO, Altera e Ocyan, mobilizou uma equipe de especialistas para o FPSO para identificar a origem do vazamento e realizar os reparos, eles foram concluídos em 30 de março. No entanto, a Karoon estendeu o desligamento para realizar uma inspeção completa e testar os sistemas associados e antecipar parte do programa de manutenção planejado para julho.
A empresa anunciou agora que a produção de sua licença de produção BM-S-40 100% própria e operada foi reiniciada em 9 de maio, após a conclusão dos trabalhos de manutenção no Trem 1 dos dois trens de produção no Cidade de Itajaí.
A produção do Trem 2 foi reiniciada em 11 de maio, após um aumento gradual planejado do Trem 1 e a conclusão dos trabalhos de manutenção do Trem 2.
Atualmente, a produção do BM-S-40 está acima de 32.000 bopd de seis dos sete poços de produção, incluindo os dois poços de Patola, com as taxas diárias continuando a aumentar. A Karoon tem como meta taxas de pico acima de 40.000 bopd na próxima semana, representando uma produção elevada após o fechamento.
De acordo com a empresa, espera-se que a produção caia para uma taxa estabilizada de aproximadamente 33.000 – 35.000 bopd dentro de algumas semanas antes de entrar em uma fase de declínio natural mais gradual até o ano fiscal de 2024 e além.
A parada anual de manutenção ainda está prevista para julho, porém, o escopo e o cronograma estão sendo analisados para determinar se pode ser adiado, dados os trabalhos já realizados.