Notícias

FPSO da MODEC com destino ao Brasil terá simulador de treinamento para procedimentos operacionais críticos

A MODEC, contratou a Inprocess, uma empresa de consultoria e serviços de simulação de processos com sede na Espanha, para o fornecimento de uma nova solução Emulated Operator Training Simulator (OTS) para uma embarcação flutuante de armazenamento e descarregamento de produção (FPSO) com destino ao Brasil.

A Inprocess informou na sexta-feira passada que recebeu um acordo para o desenvolvimento e comissionamento de uma rigorosa solução de OTS emulado para o FPSO da MODEC, explicando que este será o sexto FPSO operado pela MODEC que alavancará a experiência da Inprocess na implementação de OTS.

Como qualquer erro será convertido em uma lição aprendida sem consequências na vida real, a Inprocess define um OTS como uma plataforma adequada na qual os operadores podem praticar, fornecendo um ambiente seguro para realizar processos desconhecidos e tarefas de controle.

A empresa elaborou ainda que o principal objetivo do projeto é fornecer treinamento pontual ao pessoal de operações – operadores de sala de controle, supervisores de operações e engenheiros de processo – sobre os procedimentos operacionais críticos antes da partida do FPSO. O cronograma estimado do projeto é de oito meses.

A empresa acrescentou que isso resultará na redução do risco de grandes incidentes operacionais, aumentando o tempo e o desempenho da planta em operação, fornecendo um sistema de banco de testes para análise de engenharia e teste de mudanças antes da implementação. 

Além disso, espera-se que a equipe da MODEC ganhe experiência prática na operação da instalação nas várias situações que abrangem: start-up do primeiro óleo; controle de sistemas de processo (operação normal e variações de carga-alimentação); preparação de sistemas de processo para desligamento (desligamento normal); partida após uma viagem ou desligamento recente; e controlar emergências e situações anormais.

Além disso, a Inprocess revelou que os engenheiros da MODEC se beneficiarão dos resultados obtidos com o modelo de simulação dinâmica dos topsides durante a execução do projeto OTS. Os engenheiros também aprimorarão sua experiência nos processos das unidades e desenvolverão habilidades de diagnóstico para reconhecer e responder a situações de emergência e/ou transtornos, resultando em maior segurança da planta e tempo de operação, de acordo com a Inprocess.

Além disso, a empresa informou que os procedimentos operacionais propostos serão validados e testados. Com base na declaração do jogador espanhol, os operadores da sala de controle receberão treinamento aprofundado bem antes do primeiro óleo no ambiente livre de riscos fornecido pelo rigoroso OTS Emulado, bem como treinamento em respostas de sistema de longo prazo e/ou sequências de eventos.

Quando se trata das atividades recentes da MODEC, vale ressaltar que o fornecedor do FPSO fechou um acordo com o Estaleiro Keppel em fevereiro para a instalação e integração de módulos topside a bordo do  FPSO Bacalhau

Após a conclusão, o FPSO será implantado no campo Bacalhau – localizado na Bacia de Santos, offshore do Brasil – e realizará operações para a Equinor e seus parceiros de campo.

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?