Notícias

FPSO da MODEC ficará mais cinco anos na Petrobras

A Petrobras, prolongou a cessão de um navio flutuante de produção, armazenamento e descarga (FPSO) na Bacia de Santos.

A MODEC converteu o VLCC M/V Sunrise IV em um FPSO, denominado Cidade de Angra dos Reis, capaz de processar até 100.000 barris de petróleo por dia e 5 milhões de m3 de gás, projetado para remoção de H2S e CO2 e capaz de reinjetar CO2 no fundo do poço a 550 bar, além de exportar gás de venda para a costa.

Graças a um arrendamento de 15 anos com cinco opções de um ano, o FPSO Cidade de Angra dos Reis, projetado para permanecer no campo por até 20 anos, opera no campo de Lula (antigo Tupi ) desde outubro de 2010. O consórcio Tupi é composto pela Petrobras (67,216%, operadora), Shell (23,024%), Petrogal (9,209%) e PPSA (0,551%).

Em nome do consórcio do campo de Tupi, a Petrobras assinou agora aditivos aos contratos de afretamento e serviços do FPSO, ancorado em 2.149 metros de lâmina d’água, com o Tupi Pilot MV 22 e a MODEC Serviços de Petróleo do Brasil estendendo o período de afretamento da unidade por mais cinco anos, até 2030.

“A execução desses aditivos está alinhada ao Plano de Negócios 2025-2029 da companhia e reforça o comprometimento da Petrobras e de seus parceiros com a continuidade e expansão de suas operações no campo de Tupi”, destacou a empresa brasileira.

Além de estender o prazo contratual, os aditivos visam permitir atualizações no FPSO, que atualmente tem um potencial de produção superior a 50.000 barris por dia (bpd). A Petrobras destaca que este foi o primeiro FPSO de alta capacidade a operar na camada pré-sal da Bacia de Santos, consolidando sua importância na história da exploração offshore no país.

De acordo com a Petrobras, as melhorias planejadas do FPSO serão realizadas para aumentar a confiabilidade e eficiência da produção, manter a integridade da plataforma e a segurança operacional, e reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE). No entanto, o consórcio planeja descomissionar o FPSO Cidade de Angra dos Reis em 2030.

Nos próximos cinco anos, a estatal brasileira destinou a maior fatia de seu bolo de investimentos de US$ 111 bilhões para petróleo e gás natural, enquanto o gasto total na área de transição energética deve chegar a US$ 16,3 bilhões.

3rd Edition of the biggest event on FPSOs in Brazil

Don’t miss the opportunity to participate in the biggest FPSO industry event in the country!

Brazil Epicenter Global of FPSOs 2025 – 3rd edition
Exhibition and Conference on Floating, Production, Storage and Offloading Platforms

Date: May 13, 14 and 15, 2025.

Conference: 9am to 6pm (Registration open!!!) Click here: Sympla
Exhibition: 2pm to 8pm (Free access for all professionals in the sector)
Location: EXPO MAG, Rio de Janeiro – Brazil

1) Watch our 3D MAP of the 2025 event: Click here
2) Access testimonials from great executives in the sector: Click here
3) Brazil Epicenter Global of FPSOs 2024 (Disclosure 1): Click here
4) Brazil Epicenter Global of FPSOs 2024 (Disclosure 2): Click here

Visit the event website: https://fpsosexpor.com.br/

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?