Notícias

FPSO Piranema Spirit: Saída Notificada

Desmobilização da plataforma entra em contagem regressiva, gerando reação de autoridades de Sergipe

A Petrobras desmobilizará o FPSO Piranema Spirit, instalado no campo de Piranema, em Sergipe, em abril de 2021. A petroleira brasileira notificou a Altera Infrastructure (ex-Teekay Offshore) sobre a data há cerca de um mês, cumprindo procedimento contratual que exige aviso prévio de dez meses.

A desmobilização da plataforma vem gerando reações dentro do governo de Sergipe. Preocupados com a queda na arrecadação em meio à crise, autoridades locais têm feito pressão para manter o projeto em operação por mais um ano.

A estratégia de desmobilizar o FPSO é estudada pela Petrobras desde que a produção local começou a registrar forte queda, mas foi acelerada diante da crise do preço do petróleo. Nos últimos anos, o ativo vinha produzindo média de 2,5 mil bopd, ante a capacidade da planta de 30 mil bopd, Em abril, o volume foi reduzido para 862 bopd.

Único campo de águas profundas do estado de Sergipe, Piranema entrou em operação em 2007. A desmobilização do Piranema Spirit integra uma lista de unidades que serão desativadas por conta da crise e dos baixos indicadores dos projetos envolvidos.

A antecipação do cronograma de desmobilização do FPSO Piranema Spirit ocorre no momento em que a Altera Infrastructure negocia com a Karoon a utilização da unidade de produção no campo de Neon, na Bacia de Santos. As empresas discutem o valor da taxa diária, e o grupo norueguês elabora um estudo (pré-FEED) para detalhar as adaptações necessárias na planta de produção da unidade e os custos da obra de adaptação, que será realizada em um estaleiro no Brasil.

O pré-FEED de Neon deve ser finalizado até outubro. O plano original da Karoon, elaborado antes da crise, previa que o projeto entraria em operação em 2023, interligado a dois poços horizontais produtores e um injetor de gás.

petróleo hoje

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?