Indústria química Arkema promete reduzir em ao menos 60% a emissão de poluentes até 2030
Grupo francês firma parceria com a Act4nature e reforça compromisso com a biodiversidade
A Arkema, francesa que é uma das maiores indústrias químicas do mundo, acaba de assinar um termo de compromisso com a Act4nature International para redução dos impactos na biodiversidade, reforçando seu compromisso de agir como agente indutor de políticas de respeito ao meio ambiente em sua cadeia produtiva. A iniciativa abrange ações de proteção da biodiversidade, preservação da fauna e flora e redução do lançamento de efluentes de suas instalações industriais no ar, água e solo.
“Como parte da transição para um mundo mais sustentável, a Arkema afirma seu compromisso com a preservação da biodiversidade. Estamos atuando em nossas fábricas, inovando em soluções ecologicamente corretas e mobilizando nossos colaboradores e parceiros”, afirma Eric Schmitt, Presidente da Arkema Brasil. A empresa firmou dez compromissos comuns da Act4nature International e definiu mais oito compromissos individuais com base nos impactos mais significativos sobre a biodiversidade para a empresa em toda a cadeia de valor. Estes compromissos abrangem todas as 147 unidades industriais da companhia ao redor do mundo, tanto em produtos primários quanto transformados, além de incluir ações com parceiros e clientes. “Reconhecemos nosso papel como líderes no setor e a necessidade de estimular nossos parceiros a adotarem medidas neste sentido. Precisamos trabalhar juntos para garantir o futuro”, completa Schmitt.
Até 2030, a Arkema se compromete a atuar nos principais poluentes com um impacto local e reduzir as emissões de compostos orgânicos voláteis (VOCs) no ar e na água em 65% e 60%, respectivamente, comparativamente a 2012. O que representa reduzir as emissões atuais do grupo em 80%. A Arkema também espera aumentar o número de agricultores treinados e certificados de 4.600 para 7.000 até o final de 2022. O que envolve tornar mais consciente e reduzir o uso de fertilizantes e água de irrigação.
Criado em 2018 pela associação francesa Entreprises pour l’Environnement (EpE), o Act4nature Internacional é um coletivo de empresas, atores públicos, cientistas e associações ambientais comprometidos com a proteção, melhoria e restauração da biodiversidade.