Notícias

Keppel e Sembcorp Marine discutem fusão de negócios marítimos e offshore

O conglomerado Keppel Corporation de Cingapura e a construtora offshore Sembcorp Marine devem iniciar discussões para combinar seus negócios offshore e marítimos.

A Reuters disse que um potencial acordo reunirá uma das maiores construtoras de plataformas de petróleo offshore do mundo com a rival menor, a Sembcorp, citando fontes familiarizadas com o assunto.

É importante notar que ambos os negócios foram atingidos por anos de excesso de oferta no setor, fraqueza sustentada nos preços do petróleo e queda no volume de novos pedidos.

Joel Ng, da KGI Securities, disse: “A consolidação é necessária simplesmente por causa da concorrência e da necessidade de maior capital de giro para assumir projetos novos e maiores. Ambas as empresas possuem uma rede de estaleiros em Cingapura e no exterior, inclusive no Brasil, e empregam milhares de trabalhadores ”.

A Keppel e a Sembcorp têm o investidor estadual de Cingapura Temasek Holdings como seu maior acionista. Atualmente, a negociação de ambos os conjuntos de ações foi interrompida na quinta-feira.

A Sembcorp tem um valor de mercado de cerca de US $ 1,8 bilhão, enquanto a Keppel, cujos negócios incluem propriedades e infraestrutura, está avaliada em cerca de US $ 6,92 bilhões.

As fontes disseram à Reuters que os conselhos de ambas as empresas estão se reunindo para iniciar discussões que podem levar muitos meses e, em última instância, resultarão na separação da Keppel de seus negócios de O&M e combiná-los com a Sembcorp Marine.

As ações da Keppel perderam cerca de 15% nos últimos 12 meses, enquanto a Sembcorp despencou 40%. No ano passado, a Temasek descartou uma movimentação de US $ 3 bilhões para aumentar sua participação na Keppel e assumir o controle após o mau desempenho da Keppel.

No final de setembro de 2020, a Keppel decidiu revisar seus negócios offshore e marítimos como parte de sua estratégia geral e roteiro em meio ao ambiente desafiador do setor e apenas este ano a empresa declarou que sua unidade Keppel Offshore & Marine sairia do negócio de construção de plataformas offshore como o posições da empresa para a transição energética global.

Esta também não é a primeira vez que surgiram rumores sobre a fusão entre a Keppel e a Sembcorp, já que as primeiras especulações surgiram no final de 2019 .

A conversa de mercado sobre uma consolidação entre as construtoras voltou à tona em junho de 2020, quando a Sembcorp Industries, a ex-controladora da Sembcorp Marine, revelou planos para separar seu negócio principal da construtora deficitária.

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?