Mais um FPSO colocado em produção no Brasil
O FPSO Anita Garibaldi MV33 chegou ao Brasil em janeiro de 2023, onde estava previsto seu comissionamento final em um estaleiro no estado do Espírito Santo. A embarcação saiu do estaleiro DSIC Marine Yard, na cidade de Dalian, na China, e embarcou para o Brasil em 6 de outubro de 2022. O FPSO foi construído pela MODEC.
Segundo a Petrobras, o FPSO Anita Garibaldi entrou em produção em 16 de agosto de 2023, sendo a segunda unidade desde maio de 2023, que vai operar no pós-sal e pré-sal dos campos de Marlim e Voador. O primeiro dos dois FPSOs que fazem parte desse projeto, que entrou em operação em maio de 2023, foi o FPSO Anna Nery.
Esses dois FPSOs estão planejados para serem conectados a 75 poços para estender a produção dos depósitos dos campos até 2048. As duas FPSOs têm capacidade conjunta de produção de até 150 mil barris de óleo por dia (bpd) e capacidade de processamento de até 11 milhões de m³ de gás. As embarcações substituirão nove plataformas que operavam na Bacia de Campos: P-18, P-19, P-20, P-26, P-32, P-33, P-35, P-37 e P-47, que será desativada.
Jean Paul Prates, CEO da Petrobras, comentou: “As plataformas Anita Garibaldi e Anna Nery, que também começaram a operar em 2023, serão fundamentais para aumentar a longevidade da Bacia de Campos e expandir sua produção. Paralelamente, estão equipadas com tecnologias de ponta para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, aliando eficiência e descarbonização.”
Com capacidade para produzir até 80 mil barris de óleo por dia (bpd), o FPSO Anita Garibaldi pode processar até 7 milhões de m3 de gás por dia. Ao reduzir o número de plataformas em operação nos dois campos, as emissões de gases de efeito estufa serão reduzidas em mais de 50%.
Espera-se que o projeto de revitalização de Marlim e Voador, juntamente com projetos complementares de desenvolvimento e projetos de revitalização de outros campos, contribua para aumentar a produção da Bacia de Campos de cerca de 565.000 boed para 920.000 boed em 2027.
“Depois de mais de 40 anos desde que começou a produzir, a Bacia de Campos continua se renovando e desempenhando um papel estratégico para o país, lançando novos projetos e gerando novas oportunidades”, acrescentou Prates.
SEMINÁRIO: BRASIL – EPICENTRO GLOBAL DE FPSOs – 1º Simpósio Nacional sobre plataformas flutuantes de produção (FPSOs). O evento organizado pela Revista digital Oil & Gas Brasil e apoio da AIF Consulting Partners será realizado na vibrante cidade do Rio de Janeiro. Nos dias 30 e 31 de outubro de 2023 na Ventura Corporate Tower, no Rio de Janeiro!
📣 Este evento reunirá expoentes da indústria que estão à frente na prestação de serviços integrados Floating Production Storage and Offloading (FPSO), incluindo líderes de mercado como Modec, SBM, Ocyan, Yinson e BW Offshore.
📣 Prepare-se para discussões aprofundadas, troca de conhecimentos e networking inestimável. Verifique em anexo a programação do evento e a lista de temas que serão abordados.
Inscrições: Clique aqui
Patrocínios: fpsosseminario@revistaoilegasbrasil.com.br
Acesse a página do evento: Clique aqui