MODEC e TOYO negociam joint venture
A MODEC do Japão e a Toyo Engineering Corporation (TOYO) estão entrando em negociações para estudar uma aliança para embarcações FPSO.
A MODEC disse que as duas empresas chegaram a um acordo para assinar um Memorando de Entendimento (MOU) para entrar em discussões e conduzir o Estudo de Viabilidade (FS) sobre a aliança no negócio de Engenharia, Aquisição, Construção e Instalação (EPCI) para embarcações FPSO.
Sujeita ao resultado da discussão e FS, a aliança de negócios também contempla o estabelecimento de uma empresa de joint venture até o final de 2021.
A MODEC acredita que a demanda potencial por FPSOs deverá permanecer consistente com a demanda global por petróleo e gás e o desenvolvimento de novos projetos também deverá prosseguir de forma constante. Portanto, MODEC e TOYO reconhecem os papéis importantes que desempenham, fornecendo energia estável por meio do negócio FPSO.
Além disso, ambas as empresas reconhecem que os esforços para realizar uma sociedade descarbonizada e MODEC e TOYO aspiram a explorar em um novo negócio, bem como desenvolver novas tecnologias para FPSOs de próxima geração por meio das sinergias das duas empresas.
As principais expectativas em relação à aliança de negócios incluem o aprimoramento dos recursos de engenharia e gerenciamento de projetos e a otimização dos recursos humanos e da estrutura organizacional.
As expectativas também incluem o aproveitamento de capacidades para lidar com vários projetos de grande escala, ofertas mais competitivas em termos de custos para proteger os projetos e aumentar a lucratividade dos negócios de EPCI por meio de iniciativas eficientes de estimativa / redução de custos.
Finalmente, as duas empresas estarão desenvolvendo novas tecnologias aplicáveis aos FPSOs de próxima geração e explorando novas tecnologias e oportunidades de produtos em mercados em crescimento para a realização da sociedade descarbonizada.
A empresa japonesa também ganhou recentemente um contrato para entregar um dos maiores FPSOs já entregues ao Brasil para o projeto Bacalhau da Equinor. A MODEC também fornecerá à Equinor os serviços de operação e manutenção do FPSO durante o primeiro ano de sua primeira produção de petróleo, após o qual a Equinor planeja operar o FPSO até o final do período de licença em 2053.
Em outras notícias da empresa, o presidente e CEO da MODEC , Yuji Kozai , em abril de 2021 renunciou por motivos de saúde. Após a renúncia de Kozai, Takeshi Kanamori foi nomeado o novo Diretor Representante, Presidente e CEO da empresa.