Navios da Seagems dessalinizam até 450 mil litros de água salgada por dia
Reforçando seu compromisso com a sustentabilidade, companhia transforma água do mar em água doce, em um volume suficiente para abastecer cerca de 800 famílias mensalmente.
Apenas 2,5% da água existente no planeta é doce. Diante dessa escassez, iniciativas que promovem o uso consciente e a preservação do recurso natural são cada vez mais necessárias. Comprometida com a sustentabilidade, a Seagems, empresa brasileira especializada em soluções de engenharia submarina, cumpre um importante papel com o desenvolvimento de processos eficientes de dessalinização de água do mar em suas embarcações para a produção de água potável.
Esse processo é realizado nas seis embarcações da empresa, que, juntas, são capazes de produzir até 450 mil litros de água doce por dia. Ao longo de um mês, essa produção seria suficiente para abastecer o equivalente a uma cidade de até 3.200 habitantes, situação em que quase 10% dos municípios brasileiros estão enquadrados segundo levantamento do IBGE de 2024. Em termos domésticos, esse volume poderia suprir aproximadamente 800 famílias de até quatro pessoas.
“Nosso compromisso com a sustentabilidade vai além da eficiência operacional. Trabalhamos para integrar práticas responsáveis à inovação tecnológica, garantindo que nossas operações contribuam para a preservação do meio ambiente e promovam impacto positivo nas comunidades,” destaca Paulino Neto, gerente de manutenção da Seagems.
Processo de dessalinização
Nos navios, a transformação da água do mar é realizada por meio da osmose reversa, um processo que utiliza membranas semipermeáveis para remover sais e impurezas. O método tem em cinco etapas:
- Pré-filtragem: remoção de partículas suspensas menores e indesejadas;
- Inibição de incrustações: adição de anti-incrustantes para evitar depósitos sólidos;
- Dessalinização: separação da água salgada em dois fluxos – água potável e resíduo salgado;
- Mineralização: adição de cálcio e magnésio para melhorar o sabor e evitar corrosão;
- Desinfecção: adição de agentes para prevenir o crescimento de bactérias e algas.
A água gerada é de alta qualidade, utilizada para circular no encanamento das embarcações e tem como principal fim usos de limpeza e cozinha. “A água produzida é potável, recebe um tratamento de remineralização, tratamento UV e clorinação para garantir sua potabilidade. Ela é utilizada nas pias e chuveiros de todas as acomodações, banheiros e cozinha. Ainda assim, a opção da Seagems é por ter água para consumo humano lacrada, exclusivamente pela praticidade que ela representa em termos de distribuição,” explica Paulino.
Outras iniciativas sustentáveis nos navios
A sustentabilidade na Seagems vai além da água dessalinizada. A companhia adota práticas rigorosas de gestão de resíduos sólidos e líquidos a bordo:
- Coleta seletiva: os resíduos são segregados e armazenados em recipientes específicos, codificados por cores, para descarte responsável em terra.
- Tratamento de águas residuais: a água oleosa é separada de contaminantes e descartada apenas se a concentração de óleo for igual ou inferior a 15 partes por milhão (PPM). Caso contrário, é enviada a empresas licenciadas.
- Efluentes sanitários: são tratados e descartados apenas a distâncias regulamentadas da costa, sempre registrados no Livro de Registro de Óleo.
- Resíduos alimentares: triturados para facilitar a assimilação no ambiente marinho, desde que estejam livres de materiais plásticos.
“Nossa política é clara: nenhum resíduo é descartado no mar sem o devido tratamento. Seguimos padrões rigorosos para garantir que nossas operações tenham o menor impacto ambiental possível,” conclui o gerente de manutenção.
Sobre a Seagems
Especializada em soluções práticas de engenharia submarina, a Seagems oferece respostas inovadoras às demandas offshore da indústria de energia. A empresa conta uma frota de seis navios PLSV e tem escritórios nas cidades do Rio de Janeiro, Rio das Ostras e Viena. A Seagems é 100% brasileira, resultado de uma joint venture entre duas multinacionais de renome: Sapura Energy Behard e Paratus Energy Services Ltd. Atualmente a Seagems tem contratos de longo prazo assegurados para toda a frota a serviço da Petrobras.
3rd Edition of the biggest event on FPSOs in Brazil
Don’t miss the opportunity to participate in the biggest FPSO industry event in the country!
Brazil Epicenter Global of FPSOs 2025 – 3rd edition
Exhibition and Conference on Floating, Production, Storage and Offloading Platforms
Date: May 13, 14 and 15, 2025.
Conference: 9am to 6pm (Registration open!!!) Click here: Sympla)
Exhibition: 2pm to 8pm (Free access for all professionals in the sector)
Location: EXPO MAG, Rio de Janeiro – Brazil
1) Watch our 3D MAP of the 2025 event: Click here
2) Access testimonials from great executives in the sector: Click here
3) Brazil Epicenter Global of FPSOs 2024 (Disclosure 1): Click here
4) Brazil Epicenter Global of FPSOs 2024 (Disclosure 2): Click here
Visit the event website: https://fpsosexpor.com.br/