Oceânica compra dois ROVs para apoiar projetos da Petrobras
A Oceânica Engenharia e Consultoria recebeu dois veículos operados remotamente (ROVs) de classe de trabalho do Forum Energy Technologies (FET) para apoiar as atividades de inspeção, reparo e manutenção (IRM) nos campos de petróleo da Petrobras.
A FET fabricou os sistemas em suas instalações no Reino Unido em Kirkbymoorside, North Yorkshire, e entregou à Oceânica no primeiro semestre deste ano.
De acordo com o FET, os dois ROVs de classe de trabalho Perry XLX-C foram projetados para oferecer alto desempenho em ambientes submarinos desafiadores e apoiarão as operações de intervenção em águas profundas da Oceânica.
Os veículos compactos de 200 HP com classificação de 3.000 metros foram fornecidos com sistemas de lançamento e recuperação Dynacon compensados por levantamento ativo, bem como instalações de controle e energia de superfície associadas.
Esses novos pedidos seguem a integração de um Perry XLX entregue à Oceânica em 2020, que marcou a primeira vez que a empresa sediada no Rio de Janeiro adicionou um ROV de classe de trabalho à sua frota.
“Estamos muito satisfeitos que a Oceânica voltou a comprar mais dois ROVs de classe de trabalho da FET para aumentar sua frota seguindo as trilhas marítimas bem-sucedidas do ativo XLX inicial para um projeto da Petrobras”, disse Kevin Taylor, vice-presidente da FET – veículos submarinos .
“Esses ROVs de classe de trabalho são ideais para as águas profundas e ultraprofundas encontradas no Brasil e podem fornecer a resiliência operacional, confiabilidade e padrões de desempenho necessários esperados em um setor tão crítico de segurança. Também estou muito orgulhoso de que a flexibilidade de nossa equipe tenha garantido que os testes no mar pudessem progredir, apesar dos obstáculos apresentados pelas restrições globais ao coronavírus”.