OneSubsea escolhe a solução da Vallourec para o projeto Bacalhau
OneSubsea, a divisão de tecnologias submarinas da Schlumberger, contratou a Vallourec para fornecer juntas de riser para o projeto Bacalhau.
O contrato foi concedido em nome da Subsea Integration Alliance, uma aliança global estratégica entre a Subsea 7 e a OneSubsea.
Sob o contrato, a Vallourec fornecerá 3.000 metros de juntas de elevação equipadas com conexão VAM TTR Heavy Wall (HW) NA para lidar com condições de fadiga e ambiente corrosivo do mar.
A OneSubsea selecionou a solução para o sistema de riser de intervenção em águas abertas (OWIRS) após uma fase de projeto abrangente no campo Bacalhau da Equinor.
A fábrica de tubos Vallourec PFP em Aulnoye-Aymeries, norte da França, produzirá tubos moldados cujas extremidades também serão rosqueadas no local, informou a empresa.
“Estamos muito orgulhosos de termos sido selecionados pela OneSubsea e Equinor para o projeto Bacalhau. Ser selecionado para o fornecimento de um exigente sistema de riser de intervenção em águas abertas nos dá a oportunidade de provar que nossos tubos moldados são altamente eficientes e competitivos”, disse Hubert Paris, vice-presidente sênior Europa/África.
Descoberto em 2012 e localizado a 185 quilômetros da costa, o campo de Bacalhau está em lâmina d’água de 2.050 metros na bacia do pré-sal de Santos.
O desenvolvimento consistirá em 19 poços submarinos vinculados a uma das maiores unidades flutuantes de produção, armazenamento e descarga ( FPSO ) do Brasil. O primeiro óleo está previsto para 2024.
Os dutos submarinos (SURF) e sistemas de produção (SPS) para Bacalhau serão fornecidos pela joint venture da OneSubsea com a Subsea 7, enquanto a Siemens Energy fornecerá sensores de pressão e temperatura para o sistema de produção submarino, equipamentos de distribuição elétrica, incluindo cabos voadores, terminações umbilicais, conectores para módulos submarinos e conjuntos de chicotes de várias pernas.
A empresa também fornecerá um inversor de frequência variável (VFD) para a embarcação flutuante, de produção, armazenamento e descarga (FPSO).