Petrobras adota a transformação digital com a tecnologia baseada em nuvem da SLB para otimizar a produção de petróleo e gás
A SLB foi contratada em um contrato de longo prazo pela Petrobras, que está investindo em IA e tecnologias baseadas em nuvem para aumentar a produção e estabelecer as bases para alcançar metas de descarbonização e net-zero.
De acordo com o SLB, este contrato de cinco anos é para uma implantação em toda a empresa de sua plataforma digital Delfi e abrange a transformação digital da Petrobras desde as operações de exploração, desenvolvimento e produção, incluindo a transferência de fluxos de trabalho de subsuperfície para a nuvem para acelerar significativamente a tomada de decisões.
O player de serviços petrolíferos destaca que este prêmio representa um dos maiores investimentos da Petrobras em tecnologias baseadas em nuvem e estabelece as bases para a gigante energética brasileira atingir suas metas líquidas zero.
Rakesh Jaggi, presidente de Digital & Integration da SLB, comentou: “Ao alavancar IA, aprendizado de máquina e tecnologia de computação de alto desempenho da SLB, a Petrobras impulsionará aumentos agressivos de eficiência e produção em seus negócios de E&P. Aproveitar a plataforma Delfi para transformar digitalmente os fluxos de trabalho de E&P da Petrobras melhorará a eficiência e demonstrará seu compromisso com a sustentabilidade e a transição energética.”
Além disso, SLB explica que a plataforma Delfi realizou “uma redução significativa”em tempo de processamento para interpretação geológica e geofísica (G&G). Como alguns fluxos de trabalho sofreram uma redução de horas para minutos, a empresa afirma que os aplicativos de IA e aprendizado de máquina reduziram o tempo de interpretação de falhas em fluxos de trabalho de modelagem petrofísica em 60%. SLB ressalta ainda que o “grande”
investimento da Petrobras nessa tecnologia digital para E&P faz parte do plano do player brasileiro de aumentar a produção total das operações. Nenhum detalhe financeiro sobre este negócio foi divulgado.
Em abril de 2021, a SLB fez parceria com a Equinor e a Microsoft para implantar o ambiente E&P cognitivo Delfi, com integração perfeita à plataforma de dados OSDU para acelerar a capacidade da Equinor de integrar dados em escala e melhorar a tomada de decisões.
Alguns meses depois, a empresa também lançou o PeriScope Edge para expandir o alcance da detecção de profundidade e melhorar a resolução. Este é um serviço de mapeamento durante a perfuração multicamada, que utiliza a nuvem e soluções digitais para oferecer insights de reservatório visando a exposição ideal do reservatório durante a perfuração para aumentar a eficiência da construção do poço.
Em março de 2022, o SLB também divulgou que a ConocoPhillips usaria seu ambiente de E&P cognitivo Delfi baseado em nuvem para trazer sua modelagem, dados e fluxos de trabalho de engenharia de reservatório para a nuvem.