Notícias

Petrobras aproxima a venda de 22 campos terrestres e de águas rasas

A Petrobras, tem estado ocupada verificando todas as condições precedentes da lista para a venda de suas participações, cobrindo um conjunto de 22 concessões de campos terrestres e de águas rasas, em uma tentativa de fechar este negócio. Mais um passo nessa direção foi dado depois que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA) concedeu à subsidiária 3R Petroleum Óleo e Gás a licença de operação de três campos.

A Petrobras divulgou no final de janeiro de 2022 que seu conselho de administração havia aprovado a venda de sua participação total (100%) em um conjunto de 22 concessões de campos terrestres e de águas rasas, juntamente com sua infraestrutura de processamento, refino, logística, armazenamento, transporte e escoamento de petróleo e gás natural, localizados na Bacia Potiguar , no estado do Rio Grande do Norte, denominados conjuntamente de  cluster Potiguar , para a 3R Potiguar, subsidiária integral da 3R Petroleum.

O valor total da venda foi de US$ 1,38 bilhão, sendo US$ 110 milhões pagos na data da assinatura do contrato de compra e venda; $ 1,04 bilhão no fechamento da transação; e $ 235 milhões que seriam pagos em quatro parcelas anuais de $ 58,75 milhões, a partir de 24 de março.

No entanto, o jogador brasileiro destacou que os valores não levariam em conta os ajustes devidos até o fechamento da operação, sujeitos ao cumprimento de condições precedentes, como a aprovação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Essa venda faz parte da estratégia da Petrobras de concentrar seus recursos em ativos em águas profundas e ultraprofundas.

Em atualização a Petrobras revelou que o IBAMA emitiu a licença operacional em favor da 3R Potiguar para os campos de Ubarana , Ubarana Oeste e Cioba , que fazem parte do cluster Potiguar, SA Conforme explicado pelo gigante brasileiro , a licença era condição precedente para o fechamento da transação.

Em nota separada, a 3R Petroleum confirmou que a licença de operação referente aos campos de Ubarana, Ubarana Oeste e Cioba foi emitida pelo IBAMA em favor de sua subsidiária 3R Potiguar. Com isso, a empresa ressalta que cumpriu, juntamente com a Petrobras, todas as condições precedentes previstas no contrato de compra e venda do polo Potiguar.

Localizado no Rio Grande do Norte, o cluster Potiguar compreende três subclusters – Canto do Amaro, Alto do Rodrigues e Ubarana – totalizando 22 campos, sendo 3 concessões offshore e 19 onshore, e inclui acesso à infraestrutura para processamento, refino, logística, armazenamento, transporte e descarga de petróleo e gás natural.

As concessões do subaglomerado Ubarana estão localizadas em águas rasas, entre 10 e 22 km da costa do município de Guamaré, no estado do Rio Grande do Norte. As demais concessões dos subaglomerados Canto do Amaro e Alto do Rodrigues são onshore.

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?