Notícias

Petrobras coloca campo de gás brasileiro novamente online após reparos

A Petrobras retomou a produção do campo de gás de Manati, localizado fora do Brasil, após a conclusão dos reparos do gasoduto.

A Petrobras é a operadora do campo de Manati, com uma participação de 35 por cento, em parceria com a Enauta (45 por cento), GeoPark LTDA (10 por cento) e PetroRio (10 por cento). A produção média do campo em setembro de 2021 foi de 3,1 milhões de m3 / dia, sendo 1,1 milhão de m3 / dia a participação da Petrobras.

produção havia sido interrompida no campo de Manati devido a um pequeno vazamento de gás no dia 27 de setembro, conforme anunciado pela Enauta e confirmado posteriormente pela Petrobras.

Em atualização na segunda-feira, a Enauta informou que a produção foi retomada no dia 3 de outubro após a conclusão da reparação do gasoduto entre a estação de compressão e a estação de tratamento de gás.

campo de Manati foi descoberto em 2000 e a produção iniciada em 2007. É um dos maiores produtores de gás não associados do Brasil, fornecendo cerca de 30 por cento da demanda de gás do Nordeste do país.

Os poços de Manati são conectados por linhas submarinas à plataforma PMNT-1, uma unidade fixa de produção instalada em lâmina d’água de 35 m, a 10 km da costa. De lá, o gás flui por um gasoduto de 36 km até a Planta de Compressão (SCOMP), onde é comprimido e percorre outros 89 km até a Planta de Processamento (EVF). Além do gás, o campo de Manati também produz condensado.

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?