Petrobras confia à Tenaris o fornecimento de casing para o pré-sal de Búzios
A Petrobras concedeu à Tenaris um contrato de quatro anos para o fornecimento de um pacote abrangente de produtos e serviços para seu principal projeto de águas profundas de Búzios. Localizado no Pré-sal da Bacia de Santos , Búzios está entre os maiores campos de petróleo e gás em águas profundas do mundo. A produção deverá atingir 2 milhões de barris por dia até 2030, acima dos atuais 0,7 milhão de barris por dia. Isso equivale a aproximadamente 70% da produção total de hoje no Brasil.
O volume total do contrato ultrapassa 100 mil toneladas de carcaças sem costura e soldadas, nos graus de aço carbono, serviço ácido e aço de alto colapso. Para este exigente projeto, a Petrobras selecionou os conectores soldáveis TenarisHydril BlueDock® , bem como as conexões premium TenarisHydril Blue® Heavy Wall, Blue® Max e Wedge 623® , todos com a tecnologia ecologicamente correta Dopeless® .
As principais empresas de energia, incluindo a Petrobras, validaram o desempenho à fadiga da carcaça do condutor com conectores TenarisHydril BlueDock®. O revestimento de superfície foi projetado e testado de acordo com os requisitos da Petrobras e atendendo aos protocolos internacionais como ISO 13679 e API 5C5.
Os conectores BlueDock® vêm agora com as novas Chaves Anti-Rotacionais Automáticas (AARK), projetadas para permitir múltiplos acionamentos automáticos e mãos-livres, não exigindo o uso de ferramentas especiais. Além disso, todos os produtos fornecidos atendem aos requisitos do cliente para o uso de eslingas e elevadores de portas laterais. Esses recursos combinados aumentam a segurança no local da sonda, bem como a eficiência operacional.
“O Pré-sal é um dos ambientes de exploração e produção mais desafiadores do mundo. Estamos comprometidos em gerar valor para a Petrobras e nos sentimos honrados por ter sido confiado a um projeto tão ambicioso que reforça a parceria de longa data entre Petrobras e Tenaris no Brasil”, afirma Renato Catallini, presidente da Tenaris no Brasil. “Este é um dos pacotes mais robustos para operações offshore complexas do mercado, principalmente em termos de SMS”, acrescenta.
A Tenaris fornecerá a Petrobras usando seu modelo de serviço Rig Direct® , com tubos entregues no porto prontos para serem operados na plataforma offshore. Como parte desses serviços, a Petrobras utilizará a tecnologia PipeTracer® , solução digital que permite aos usuários acessar as especificações técnicas dos produtos, incluindo diretrizes de execução, e criar aferições digitais, eliminando a necessidade de medição manual, melhorando a precisão e simplificando as operações. Para apoiar a integridade do poço, especialistas de serviços de campo acompanharão as operações da Petrobras na plataforma.
A produção de tubos ocorrerá na Confab, fábrica da Tenaris no Brasil, e nas fábricas Tamsa e Dalmine, no México e na Itália, respectivamente.