Notícias

Petrobras contrata mais um navio-sonda para trabalhar em dois campos de petróleo

A Ventura Offshore Midco, uma subsidiária da Ventura Offshore, garantiu um contrato de longo prazo para navios-sonda com a Petrobras.

A Ventura Offshore Midco confirmou a concessão de um novo contrato com a Petrobras para a implantação de seu navio-sonda de águas ultraprofundas (UDW) DS Carolina nos campos de Sépia e Atapu, na bacia de Santos.

Guilherme Coelho, CEO da Ventura Offshore, comentou: “Estamos muito felizes em anunciar este novo contrato de longo prazo do DS Carolina para os campos de Sepia e Atapu. Estamos ansiosos para entregar operações seguras e eficientes para nosso cliente e parceiro de longa data, a Petrobras, e para manter nossos padrões líderes da indústria.”

Com um valor de aproximadamente $ 363 milhões, o prazo do contrato firme de 910 dias inclui $ 26 milhões para pagamentos de mobilização. Este acordo vem com uma opção de extensão por mais 305 dias, adicionando $ 113 milhões ao valor do contrato se exercido. O DS Carolina é um navio-sonda DP de águas ultraprofundas de sexta geração.

Esta sonda é capaz de trabalhar em profundidades de água de até 10.000 pés e tem uma capacidade de profundidade de perfuração de até 40.000 pés. Espera-se que o navio-sonda DS Carolina opere sob este contrato por cerca de 2,5 anos durante seu prazo firme, ou 3,5 anos, assumindo que a opção de extensão seja exercida. A sonda embarcará neste trabalho após o término do contrato atual.

Espera-se que o navio-sonda, que atualmente está trabalhando para a Petrobras, continue a fazê-lo até o segundo trimestre de 2026, quando passará por trabalhos essenciais de preparação do contrato e inspeções de classe antes de iniciar as operações sob o novo contrato.

Enquanto o campo de Atapu é operado pela Petrobras (65,7%) em parceria com a Shell (16,7%), TotalEnergies (15%), Petrogal Brasil (1,7%) e Pré-Sal Petróleo (PPSA) (0,9%), o campo de Sépia é 55,3% detido pela Petrobras, com os parceiros TotalEnergies (16,9%), Petronas (12,7%), QatarEnergy (12,7%) e Petrogal Brasil (2,4%).

Nos próximos cinco anos, a estatal brasileira destinou a maior fatia de seu bolo de investimentos de US$ 111 bilhões para petróleo e gás natural, enquanto o gasto total na área de transição energética deve chegar a US$ 16,3 bilhões.

Os contratos de perfuração com a Seadrill e a Ventura Offshore seguem o acordo que a Petrobras fechou com a Constellation Oil Services para outro navio-sonda de águas ultraprofundas, que também realizará operações offshore no Brasil, inclusive em áreas remotas de exploração de fronteira, como a Margem Equatorial e a Bacia de Pelotas.

3ª Edição do Maior evento sobre FPSOs do Brasil

A 3ª edição do evento: Brasil – Epicentro Global de FPSOs, acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de Maio de 2025.

Não perca a oportunidade de participar do maior evento da indústria de FPSOs no Brasil!

Data: 13, 14 e 15 de maio de 2025
Conferência: 9h às 18h  (Inscrições abertas, clique: Sympla
Exposição: 14h às 20h (Acesso livre para profissionais do setor.)
Local: EXPO MAG, Rio de Janeiro – Brasil
Acesse o site do evento: https://fpsosexpor.com.br/

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?