Petrobras contrata Shearwater para software de processamento geofísico
A empresa norueguesa de exploração sísmica Shearwater GeoServices assinou um contrato de licenciamento com a Petrobras para seu software geofísico Reveal.
Sob o acordo, a equipe de processamento geofísico da Petrobras terá acesso a uma gama completa de ferramentas de processamento geofísico, incluindo tempo, profundidade, multicomponente, processamento 4D com lapso de tempo e imagens avançadas oferecidas pela plataforma de software Reveal.
O acordo, caracterizado pela Shearwater como “significativo” , inclui também a prestação de serviços de formação e apoio associados.
“Estamos satisfeitos em ver a Petrobras se juntando a um número crescente de grandes empresas de energia que licenciam o Shearwater Reveal para seu trabalho de processamento geofísico”, disse Simon Telfer , vice-presidente sênior de software, processamento e imagem da Shearwater.
“É uma validação dos recursos de agregação de valor do software Reveal e destaca a importância do processamento e imagem de dados geofísicos de alta qualidade para o sucesso dos projetos de subsuperfície.”
De acordo com a Shearwater, o software de processamento sísmico Reveal fornece processamento e imagens para levantamentos sísmicos de streamer rebocado, fundo oceânico e terrestre a partir de uma única interface de usuário. É licenciado para empresas de energia, empreiteiras, consultores e é usado pela academia para ensino e pesquisa.
No início deste mês, a empresa norueguesa assinou um contrato de venda e transferência de tecnologia com a ConocoPhillips, importante de petróleo e gás, envolvendo tecnologia de imagem sísmica que será implementada no software Reveal.
A parceria fará com que as empresas colaborem estreitamente para permitir que a Shearwater incorpore o Compressive Seismic Imaging (CSI) da ConocoPhillips e outros algoritmos relacionados à imagem no Reveal.