Notícias

Petrobras e Wood unem forças para projetos de FPSOs

A Petrobras, uniu forças com a Wood para mudar e aprimorar o design dos tradicionais navios flutuantes de produção, armazenamento e descarga (FPSO) que trabalham para a empresa, a fim de minimizar o número de pessoas a bordo, reduzir riscos e otimizar as estratégias de eletrificação de FPSOs para reforçar o desempenho e reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) de futuros FPSOs que se juntarão à sua frota.

Em uma tentativa de apoiar a visão futura de FPSO da Petrobras para a próxima década, a Wood entregará estudos de conceito com designs e recomendações para otimizar o desempenho e reduzir as emissões. À luz disso e das tendências atuais da indústria, o primeiro estudo explorará conceitos de design de unidades FPSO com menor exposição humana ao risco e maior confiabilidade operacional para avaliar esse conceito para toda a unidade e sua aplicação prática em um dos módulos da planta.

Além disso, o segundo estudo analisará conceitos de projeto para converter o atual projeto de referência da Petrobras em um FPSO sem geração principal de eletricidade na unidade, como uma fonte de energia externa, como hubs de geração de energia offshore ou integrados ao sistema onshore. O projeto de eletrificação eliminará a maior fonte de emissões a bordo do projeto tradicional.

John Day, presidente de Petróleo, Gás e Novas Energias da Wood, comentou: “Esses estudos desenvolvidos cooperativamente entre a Wood e a Petrobras considerarão o uso de soluções inovadoras que visem conceitos, definições e especificações ainda inexplorados ou não adotados em projetos FPSO convencionais.

“Projetos de pesquisa e design em extração tradicional de hidrocarbonetos serão essenciais para atingir as metas de emissão líquida zero. A Wood foi selecionada pela Petrobras para ser parceira neste projeto porque trazemos uma amplitude de expertise offshore global, uma oferta diversificada de capacidades e um portfólio de parcerias com provedores de tecnologia da indústria.”

Além disso, o projeto está definido para ser executado no escritório da Wood em Houston, com suporte local no Rio de Janeiro, alavancando os sistemas marítimos da empresa e a expertise em casco offshore em Sandefjord, Noruega. A empresa trabalhará em colaboração com engenheiros, cientistas e pesquisadores da Petrobras, baseados principalmente na sede do Rio de Janeiro, que abriga o departamento de engenharia para sistemas de superfície, responsável por todos os projetos conceituais e FEED do FPSO.

Além disso, serve como sede do Centro de Pesquisa Cenpes da Petrobras, que é considerado o maior centro de pesquisa de petróleo do hemisfério sul. Este acordo acontece quase cinco meses após a gigante brasileira divulgar planos para implantar 14 novos navios FPSO nos próximos cinco anos.

Como a empresa está interessada em reduzir suas emissões, espera-se que os novos FPSOs e soluções apresentem ferramentas e tecnologias de descarbonização para permitir que a empresa atinja suas metas de zero líquido, o que está alinhado com o ” Plano Estratégico 2024-2028 ” da empresa, destacando sua intenção de desembolsar US$ 102 bilhões nos próximos cinco anos, com US$ 11,5 bilhões destinados a projetos que impulsionem sua agenda de descarbonização.

Considerando que dez dos 14 FPSOs previstos para entrar em operação até 2028 já foram contratados e a demanda por sistemas submarinos necessários para conectar as unidades continua crescendo, a Petrobras espera que os fornecedores sejam capazes de oferecer e implementar soluções alinhadas às suas metas de descarbonização para atender à demanda.

Em relação às quatro unidades restantes das 14 previstas, estão sendo contratados os FPSOs de Albacora e Barracuda, na Bacia de Campos, incluindo duas unidades para o projeto Sergipe-Alagoas (SEAP).

A Petrobras também está trabalhando em vários projetos fora do Brasil, incluindo duas descobertas na costa da Colômbia que elevaram o potencial de gás na Bacia Offshore de Guajira para aproximadamente 6 trilhões de pés cúbicos (tcf).

3ª Edição do Maior evento sobre FPSOs do Brasil

A 3ª edição do evento: Brasil – Epicentro Global de FPSOs, acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de Maio de 2025.

Não perca a oportunidade de participar do maior evento da indústria de FPSOs no Brasil!

Data: 13, 14 e 15 de maio de 2025
Conferência: 9h às 18h (Em breve! abriremos as inscrições)
Exposição: 14h às 20h (Acesso:  Livre para profissionais do setor.)
Local: EXPO MAG, Rio de Janeiro
Acesse o site do evento: https://fpsosexpor.com.br/

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?