Notícias

Petrobras enriquece reservas offshore brasileiras com descoberta de petróleo de ‘alta qualidade’

A gigante estatal brasileira de energia Petrobras fez uma nova descoberta de petróleo em um poço de exploração na Bacia de Santos, no pré-sal, na costa do Brasil e da América do Sul.

 

A gigante brasileira afirma ter identificado a presença de óleo de “alta qualidade”, isento de contaminantes, no poço exploratório 3-BRSA-1396D-SPS, no bloco Aram , na Bacia de Santos. Este bloco foi adquirido em março de 2020 na sexta rodada de licitações, sob o regime de partilha de produção, tendo a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) como gestora.

Localizado a 248 quilômetros da cidade de Santos-SP, o poço encontra-se a uma profundidade d’água de 1.952 metros. As atividades de perfuração resultaram em um intervalo com presença de óleo, confirmado por meio de registros elétricos, indícios de gás e amostragem de fluidos. A Petrobras é a operadora do bloco e detém uma participação operacional de 80%, juntamente com a CNPC (20%).

Como resultado, o consórcio Aram planeja iniciar análises laboratoriais para caracterizar as condições dos reservatórios e fluidos encontrados, o que permitirá avaliar o potencial da área. A Petrobras pretende perfurar mais dois poços e realizar um teste de formação de poço como parte do plano de avaliação (AP), com prazo final em 2027.

Também poderão ser realizadas atividades adicionais de aquisição de dados, com base no planejamento e nas obrigações contratuais estabelecidas com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A gigante brasileira tem buscado ativamente por mais hidrocarbonetos nos últimos meses. Após a confirmação de  hidrocarbonetos  no poço exploratório 4-BRSA-1395-SPS, no bloco Aram, a Petrobras  fez mais uma descoberta no pré-sal da Bacia de Campos.

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?