Notícias

Petrobras fecha contrato com a OneSubsea liderada pela SLB

A Petrobras, fechou uma reserva com a OneSubsea, empresa de propriedade majoritária da SLB, para sistemas de produção submarinos que ajudarão a desbloquear o acesso às reservas do pré-sal em dois campos da Bacia de Santos.

Embora o valor exato do acordo não tenha sido divulgado, a OneSubsea, uma joint venture (JV) de tecnologia e soluções submarinas apoiada pela SLB (70%), Aker Solutions (20%) e Subsea7 (10%), descreveu o prêmio como um “grande contrato” para dois projetos na Bacia de Santos, que foi recebido após uma licitação competitiva.

Graças a isso, a OneSubsea, que combina os negócios submarinos da SLB e da Aker Solutions, fornecerá seus sistemas de produção submarinos pré-sal padronizados e serviços relacionados para o segundo desenvolvimento dos campos de petróleo de Atapu e Sépia na estrategicamente importante Bacia de Santos.

O pedido abrange as árvores verticais do pré-sal configuradas no padrão Petrobras, unidades de distribuição submarinas, sistemas de controle submarino e sistemas de dutos, além de serviços relacionados de instalação, comissionamento e vida útil do campo.

Mads Hjelmeland, CEO da OneSubsea, comentou: “Este prêmio aprofunda nossa valiosa parceria com a Petrobras, e estamos orgulhosos de apoiar o desenvolvimento de ativos tão importantes para o Brasil.

“Alavancar nossa plataforma tecnológica comprovada e desenvolvida localmente facilita a entrega pontual e maximiza o conteúdo local de nossas instalações de fabricação e serviços brasileiras. O Brasil é um mercado-chave para nós, e nossos investimentos contínuos no país são essenciais para dar suporte ao crescimento que prevemos para a região.”

A OneSubsea destacou que a maior parte da tecnologia e dos equipamentos implantados, incluindo as árvores verticais e os sistemas de controle submarinos, serão produzidos e atendidos localmente em suas instalações no Brasil. De acordo com a provedora de tecnologia e soluções submarinas, esses projetos se somam aos investimentos materiais da Petrobras no pré-sal, permitindo a adição de duas novas embarcações flutuantes de produção, armazenamento e descarga (FPSO): P-84 (Atapu) e P-85 (Sepia).

Cada uma dessas duas unidades terá capacidade de produção diária de 225 mil barris de óleo por dia e capacidade de processamento de 10 milhões de metros cúbicos de gás por dia. A Petrobras e seus parceiros nos consórcios Atapu e Sépia tomaram a decisão final de investimento (FID) para a segunda fase de desenvolvimento dos campos de Atapu e Sépia no final de maio de 2024.

O campo de Atapu produz desde 2020 por meio do FPSO P-70 , com capacidade de produção de 150 mil barris de óleo por dia (bopd). A segunda fase de desenvolvimento, Atapu-2, compreenderá um FPSO recém-construído com capacidade de 225 mil bopd. A Petrobras detém uma participação de 65,7% no campo de Atapu, em parceria com a TotalEnergies (15%), Shell (16,7%), Petrogal (1,7%) e PPSA (0,9%).

Por outro lado, o campo de Sépia produz desde 2021 por meio do FPSO Carioca, com capacidade de produção de 180 mil bopd. A segunda fase de desenvolvimento, Sépia-2, também compreenderá um FPSO recém-construído com capacidade de 225 mil bopd. A Petrobras tem participação de 55,3% no campo de Sépia, em parceria com a TotalEnergies, (16,9%), Petronas (12,7%), QatarEnergy (12,7%) e Petrogal (2,4%).

Ambos os novos FPSOs, com início de produção previsto para 2029, foram projetados para minimizar as emissões de gases de efeito estufa por meio de uma configuração e tecnologias totalmente elétricas, abrangendo recuperação de calor residual, flare fechado, recuperação de gás de tanque de óleo de carga e acionamento de velocidade variável para compressores e bombas.

A Petrobras está determinada a continuar sua história de crescimento em hidrocarbonetos no Brasil e em outros lugares, conforme confirmado em seu plano estratégico para 2024-28 . Após o início do Mero-2 no final de 2023, mais projetos de petróleo e gás estão no pipeline da companhia, incluindo os próximos inícios do Mero-3 em 2024 e do Mero-4 em 2025.

3ª Edição do Maior evento sobre FPSOs do Brasil

A 3ª edição do evento: Brasil – Epicentro Global de FPSOs, acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de Maio de 2025.

Não perca a oportunidade de participar do maior evento da indústria de FPSOs no Brasil!

Data: 13, 14 e 15 de maio de 2025
Conferência: 9h às 18h (Em breve! abriremos as inscrições)
Exposição: 14h às 20h (Acesso:  Livre para profissionais do setor.)
Local: EXPO MAG, Rio de Janeiro
Acesse o site do evento: https://fpsosexpor.com.br/

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?