CNOOC quer comprar participação extra no campo da Petrobras em Búzios
A Petrobras informou que a empresa chinesa de petróleo e gás CNOOC tem interesse em comprar uma participação adicional em seu campo operado em Búzios, localizado na área do pré-sal da Bacia de Santos, offshore do Brasil.
A saber, a Petrobras no final de agosto de 2021 recebeu um pagamento em dinheiro de $ 2,9 bilhões pelas obrigações de seus parceiros CNODC Brasil Petróleo e Gás Ltda. (CNODC) e CNOOC no Acordo de Coparticipação de Búzios. Após esse pagamento, a Petrobras deveria emitir o certificado de conformidade ao regulador do país, a ANP, visando atender a última condição exigida pelo acordo, com vigência a partir de 1º de setembro de 2021.
A CNODC e a CNOOC tiveram então até 30 dias para manifestar o interesse em exercer a opção de compra de uma parcela adicional, de 5 por cento cada, do Contrato de Partilha de Produção (PSC) de Sobra de Transferência de Direitos.
Em atualização nesta quarta-feira, a Petrobras informou que o sócio CNOOC manifestou interesse em exercer a opção de compra dos 5% adicionais de participação no PSC do Excedente de Transferência de Direitos, do campo de Búzios.
Essa opção de compra já estava prevista no contrato firmado com os parceiros. A Petrobras ainda aguarda a posição do CNODC.
O valor estimado a ser recebido pela Petrobras pela parcela da CNOOC, com base no câmbio R $ 5,42 / US $, será de $ 2,08 bilhões, dos quais $ 1,45 bilhão para a indenização, sujeito aos reajustes previstos em contrato, que considera a mesma data de vigência do Acordo de Coparticipação de Búzios de 9 de janeiro de 2021 e; R $ 0,63 bilhão para o reembolso do bônus de assinatura, referente à participação adicional da CNOOC.
A efetivação dessa operação está sujeita às aprovações do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), da ANP e do Ministério de Minas e Energia (MME).
A curva de produção da Petrobras só será impactada após o fechamento da transação, sem previsão de impacto na meta de produção para 2021.
No início deste mês, a operadora de FPSO SBM Offshore garantiu um empréstimo-ponte de US $ 635 milhões para o financiamento da construção do FPSO Almirante Tamandaré , que será implantado no campo de Búzios. O FPSO será a sexta unidade do sistema definitivo a ser instalada no campo de Búzios e terá capacidade para processar 225 mil barris de óleo e 12 milhões de metros cúbicos de gás por dia.