Notícias

Petrobras inicia processo de desinvestimento de ativos do Golfo do México

A  Petrobras iniciou uma fase não vinculante para a venda de sua participação em uma empresa, que detém ativos de E&P no Golfo do México, em uma tentativa de otimizar ainda mais seu portfólio, buscar oportunidades de crescimento e aumentar a alocação de capital, enquanto foca em seus ativos brasileiros em águas profundas e ultraprofundas.

Em outubro de 2021, a Petrobras divulgou sua intenção de vender sua participação em uma empresa que detém participações em campos offshore no Golfo do México dos EUA.

Em sua última atualização desta quarta-feira, a Petrobras confirmou o início da fase não vinculante referente à venda da totalidade da participação de 20% de sua subsidiária Petrobras America Inc. (PAI) na empresa MP Golfo do México (MPGoM), localizada no Texas, que possui campos offshore no Golfo do México.

Além disso, a Petrobras explicou que os potenciais compradores habilitados para esta fase receberão uma carta de processo contendo informações detalhadas sobre a empresa, além de instruções sobre o processo de desinvestimento, incluindo orientações para a elaboração e apresentação de propostas não vinculantes.

Conforme relatado anteriormente, a MP Gulf of Mexico é uma joint venture (JV) com participação de 80% da Murphy Exploration & Production Company e 20% da PAI,  criada em outubro de 2018 , com a contribuição de todos os ativos de petróleo e gás natural em produção, localizada no Golfo do México, de ambas as empresas.

Segundo a Petrobras, a MPGoM detém participação como operadora ou não operadora em 14 campos offshore no Golfo do México. A participação da gigante brasileira na produção dos campos em 2021 foi de 11,4 bpd de óleo equivalente.

A Petrobras afirmou ainda que o desinvestimento de sua participação nesses ativos está alinhado à estratégia de gestão de portfólio da empresa e à melhor alocação do capital da empresa, visando maximizar valor e maior retorno para a sociedade.

Vale ressaltar que a Petrobras iniciou mais dois processos de desinvestimento em outubro de 2021. Poucos dias após anunciar seus planos de venda de sua participação nos ativos do Golfo do México, a empresa  iniciou o processo de venda  de toda a sua participação no campo de Catuá, localizada na Bacia de Campos offshore no Brasil. No final de outubro de 2021, a empresa também anunciou o início de uma fase de licitação para a venda dos campos de Uruguá e Tambaú, localizados na Bacia de Santos.

No que diz respeito às atividades recentes da Petrobras, a empresa recebeu no início deste mês o FPSO Guanabara , que chegou ao campo de Mero, localizado no Bloco Libra, no pré-sal da Bacia de Santos, no litoral brasileiro.

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?