Notícias

Petrobras lança projeto para promover inclusão digital em escolas públicas

Perspectiva é beneficiar mais de 50 mil estudantes em 230 instituições de ensino com a iniciativa “Janelas para o Amanhã”

A Petrobras lançou, na última quarta-feira (31/3), a iniciativa Janelas para o Amanhã – Programa de Inclusão Digital, que prevê a formação em tecnologia da informação para alunos e professores de escolas da rede pública de ensino nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo. O projeto também prevê a doação de mais de nove mil computadores para as escolas e tem potencial para ampliar o acesso digital a mais de 50 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio.

Ao longo de dois anos, serão investidos cerca de R$ 2,5 milhões (o valor não engloba os computadores doados) na formação em tecnologia de dois mil e quinhentos alunos e de dois mil professores de escolas públicas em 35 municípios dos três estados. A primeira etapa do projeto, que contemplará escolas de 19 municípios do Rio Janeiro, terá inscrições abertas entre 31 de março e 23 de abril. Escolas de São Paulo e Espírito Santo poderão se candidatar nas etapas seguintes, previstas para o segundo semestre. Até 2022 serão selecionadas 230 escolas.

Os computadores também serão entregues em etapas, até 2022. De forma alinhada ao conceito de economia circular, os desktops e notebooks já foram utilizados na Petrobras e passaram por recondicionamento em perfeitas condições de uso e com vida útil ampliada. Os equipamentos ficarão nas escolas e contarão com suporte técnico por um período de dois anos.

“A construção de um Brasil depende fundamentalmente da educação. Nesse contexto, é fundamental prover o acesso de crianças e adolescentes ao novo mundo cada vez mais digital. Temos a convicção de que é um investimento com elevado retorno social”, avalia Roberto Castello Branco, presidente da Petrobras.

Relatório da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) indica que, até 2024, a oferta de empregos na área de TIC será de 70 mil ao ano, enquanto a oferta de formados na área será de apenas 46 mil. Dados do Banco Mundial e do IBGE apontam que 25 milhões de jovens brasileiros não estudam nem trabalham e estão desengajados economicamente.

No âmbito do ensino fundamental, a iniciativa Janelas para o Amanhã trabalha na redução das desigualdades na área da educação pública, que ficaram ainda mais evidentes com a pandemia de Covid-19. Estudos acadêmicos revelaram que 42% dos professores brasileiros da rede pública não passaram por nenhum tipo de treinamento na área digital e 21% deles enfrentam dificuldades na utilização de tecnologias em sala de aula. A necessidade de investimento em inclusão digital nas escolas foi identificada também nos diagnósticos feitos pela Petrobras nas comunidades próximas às suas unidades operacionais.

Doação de computadores para escola pública em Duque de Caxias, RJ

 

A formação em tecnologia da informação ficará a cargo da Recode, organização da sociedade civil que utiliza a informática como mecanismo de inclusão e empoderamento digital de comunidades vulneráveis. Conheça mais sobre o projeto acessando o edital no site https://petrobr.as/janelas-amanha

Em vídeo, a Gerente Executiva de Responsabilidade Social da Petrobras, Olinta Cardoso, fala sobre a iniciativa “Janelas para o Amanhã”. Clique aqui para conferir.

SERVIÇO:

Onde: As inscrições das escolas para a seleção do projeto “Janelas para o Amanhã” pode ser feita no site https://petrobr.as/janelas-amanha

Quando: de 31 de março a 23 de abril para escola no estado Rio de Janeiro

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?