Petrobras se aproxima do primeiro óleo enquanto operações de conexão para o ‘maior’ FPSO do Brasil terminam
A Petrobras concluiu as atividades de ancoragem de seu novo navio flutuante de produção, armazenamento e descarga (FPSO), que é considerado o maior até o momento.
A SBM Offshore obteve uma carta de intenções vinculativa (LoI) para o FPSO Almirante Tamandaré em fevereiro de 2021 e assinou contratos com a Petrobras para o arrendamento e operação do navio por 26,25 anos em julho de 2021. Depois de deixar um estaleiro chinês logo após uma cerimônia de nomeação, o FPSO chegou ao seu destino em outubro de 2024, dando início às atividades de instalação, conexão e comissionamento para obter o primeiro óleo no início de 2025.
A unidade, que Øivind Tangen, CEO da SBM Offshore, descreve como o “maior FPSO de produção do Brasil” e “o primeiro no Brasil com Notação de Sustentabilidade-1”, recebeu esse nome em homenagem a Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, que foi um herói militar do século XIX e almirante do Exército Imperial Brasileiro.
Carlos Augusto Cardoso Lima, Engenheiro de Equipamentos Submarinos da Petrobras, destacou: “É com muito orgulho que anunciamos a conclusão da ancoragem do FPSO Almirante Tamandaré, instalado no campo de Búzios.
“Este é mais um marco histórico para a SUB, consolidando a ancoragem da nossa maior plataforma de produção! Com muita determinação e uma equipe altamente comprometida, mobilizamos recursos estratégicos para realizar o Hook Up desta gigante, avançando com as operações do contrato EPCI.”
O FPSO tem como destino trabalhar no campo de Búzios, operado pela Petrobras. Com potencial para produzir até 225 mil barris de óleo por dia (bpd) e processar 12 milhões de metros cúbicos de gás por dia, o projeto do FPSO incorpora o casco multipropósito Fast4Ward, novo e construído pela SBM Offshore.
O Engenheiro de Equipamentos Submarinos da Petrobras destacou: “Equipes de planejamento, logística, engenharia, embarcações, prestadores de serviços e muitas outras áreas internas e externas, trabalharam de forma coordenada para garantir a entrega no prazo, com foco total na segurança durante a execução dos serviços nos 24 sistemas de atracação deste GIGANTE.
“Este recorde é mais uma prova de que estamos preparados para os desafios do futuro, sempre com o compromisso de operar com segurança, eficiência e agilidade, reforçando o verdadeiro espírito da Petrobras. E é com muito orgulho que, neste final de semana, embarco neste gigante para contribuir com o time de pull-in, em busca do primeiro óleo! Seguimos em frente!”
Equipado com tecnologias de descarbonização para conter as emissões de gases de efeito estufa, o FPSO Almirante Tamandaré também conta com tecnologia para utilização de calor, eliminando a necessidade de energia adicional, além de equipamentos para remoção de CO2 do gás e sua posterior injeção no reservatório. A unidade terá intensidade estimada de emissão de gases de efeito estufa (GEE) abaixo de 10 kg CO2e/boe.
A Petrobras atingiu uma produção acumulada de 1 bilhão de barris de petróleo de Búzios em março de 2024, com cinco FPSOs operando no campo: P-74, P-75, P-76, P-77 e Almirante Barroso. O consórcio de Búzios engloba a Petrobras (operadora), suas parceiras chinesas, CNOOC e CNODC, ao lado da Pré-sal Petróleo SA – PPSA, empresa gestora dos contratos de partilha de produção (PSCs).
A gigante brasileira também está buscando projetos de desenvolvimento de petróleo e gás fora do Brasil. Recentemente, a empresa confirmou os resultados de uma descoberta de gás na costa da Colômbia.
Um investimento de US$ 1,2 bilhão é esperado na fase exploratória e outros US$ 2,9 bilhões na fase de desenvolvimento da produção para viabilizar o projeto colombiano, conforme incluído no ‘ Plano de Negócios 2025-2029 ‘ da Petrobras.
3ª Edição do Maior evento sobre FPSOs do Brasil
A 3ª edição do evento: Brasil – Epicentro Global de FPSOs, acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de Maio de 2025.
Não perca a oportunidade de participar do maior evento da indústria de FPSOs no Brasil!
Data: 13, 14 e 15 de maio de 2025
Conferência: 9h às 18h (Inscrições abertas, clique: Sympla ou Mercado Pago )
Exposição: 14h às 20h (Acesso livre para profissionais do setor.)
Local: EXPO MAG, Rio de Janeiro – Brasil
Acesse o site do evento: https://fpsosexpor.com.br/