Notícias

PetroRio iniciou a produção de outro poço no campo de Tubarão Martelo

A empresa iniciou a produção de outro poço no campo de Tubarão Martelo, como parte de sua estratégia para revitalizar e estender a vida do cluster.

Em agosto do ano passado, a PetroRio revelou seus planos de aproveitar a conexão entre o campo de Polvo e o FPSO OSX-3, para realizar novos investimentos na conexão de um sexto poço – o poço TBMT-10H – que a empresa estima pode custar entre $ 20 milhões e $ 25 milhões.

A PetroRio concluiu o desempate entre os campos de Polvo e Tubarão Martelo em julho deste ano. Isso a tornou a primeira empresa independente a criar um cluster privado de campos maduros na região da Bacia de Campos.

O projeto de tieback entre a plataforma Polvo-A e o Bravo FPSO foi concluído em 11 meses e teve um capex de US $ 45 milhões, o que possibilitaria uma redução de custo operacional de US $ 50 milhões por ano para a empresa.

O campo de Tubarão Martelo está localizado ao sul da Bacia de Campos, próximo ao Campo de Polvo (a 7km de distância), no litoral norte do Estado do Rio de Janeiro.

A PetroRio informou sobre o início da produção do poço TBMT-10H na terça-feira. A empresa afirmou que a produção inicial é de aproximadamente 3.800 barris de óleo por dia, embora ainda em período de avaliação.

O poço foi perfurado em 2013. A PetroRio anunciou que concluiu recentemente a completação superior, instalação e conexão ao FPSO Bravo, o que representa um investimento de US $ 17,5 milhões. O período de retorno estimado é de menos de 3 meses.

A empresa também afirmou que o volume recuperável estimado do poço de 3,7 milhões de barris será reclassificado de reservas provadas não desenvolvidas para reservas provadas de produção desenvolvidas no próximo relatório de certificação de reservas.

Essa produção incremental também será beneficiada pela redução da taxa de royalties de 5 por cento, aprovada pela ANP em julho de 2021, segundo comunicado da PetroRio.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) concedeu à empresa a redução da taxa de royalties do campo de Tubarão Martelo em um esforço para incentivar o investimento em revitalização.

A empresa garantiu que o início da operação do poço TBMT-10H é mais uma etapa na revitalização e prolongamento da vida útil do cluster. Essas são partes fundamentais da estratégia de negócios da PetroRio.

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?