Karoon informa primeira produção do campo de Patola
A Karoon informa que o poço PAT-2, um dos dois novos poços de produção perfurados no Patola campo da licença de produção do BM-S-40 no Brasil (Karoon – 100%), entrou em operação no dia 15 de março 2023 a uma taxa de 12.000 – 14.000 bopd. Isso seguiu a instalação de uma linha de fluxo submarina e umbilical conectando o poço ao FPSO Cidade de Itajaí e a conclusão do poço e atividades de comissionamento de infraestrutura. A produção do segundo poço, PAT-1, é esperada para começar até o final de março de 2023.
Após um período inicial de alta produção, que deve durar alguns dias, a produção dos dois Patola poços deve se estabilizar em aproximadamente 10.000 a 15.000 bopd, levando o total produção de BM-S-40 para mais de 30.000 bopd, antes do início do declínio natural. Dependendo da resposta do reservatório e do aquífero, um dos dois poços produtores pode ser mudou para injeção de água no futuro, enquanto qualquer produção de gás associada de Patola será reinjetado no reservatório de Baúna através do poço de injeção de gás SPS-89.
O campo de Patola foi descoberto em 2011 pela Petrobras com o poço exploratório SPS-91, que encontrou óleo de 38 graus API nos mesmos arenitos turbidíticos do Oligoceno encontrados nas proximidades Baúna e Piracaba, com propriedades petrofísicas semelhantes. O campo encontra-se em uma profundidade de água de aproximadamente 280 metros. Em junho de 2021, oito meses após a aquisição dos ativos do BM-S-40 da Petrobras, a Karoon anunciou sua decisão de prosseguir com o desenvolvimento de Patola.
Devido à melhor qualidade do reservatório do que o esperado nas localizações dos poços PAT-1 e PAT-2, As reservas provadas e prováveis (2P) em Patola foram atualizadas em 1,7 MMbbl para 16,4 MMbbl em 31 de dezembro de 20221.
O Diretor Executivo e Diretor Administrativo da Karoon, Dr. Julian Fowles (foto, acima), disse:
“Alcançar a primeira produção de Patola é um marco importante para a Karoon e segue o conclusão bem-sucedida da campanha de intervenção Baúna. As taxas muito altas que vimos em
este primeiro poço Patola representa uma produção abundante que deverá diminuir nos próximos dias para taxas entre 5.000 e 7.500 bopd.
Este é o primeiro desenvolvimento de campo da Karoon no Brasil e foi entregue sem material questões ambientais ou de segurança até o momento. A execução eficiente deste projeto é uma prova de nossa equipes técnicas, operacionais e comerciais no Brasil e na Austrália, trabalhando em conjunto com nossos prestadores de serviços e em colaboração com a Altera & Ocyan, a operadora do FPSO. Eu poderia gostaria de agradecer a todos que ajudaram a entregar este projeto emocionante, em particular aqueles no Noble Plataforma de perfuração do desenvolvedor e a equipe da TechnipFMC, que projetou, fabricou e instalou a infra-estrutura submarina de Patola sob uma integração integrada de Engenharia, Suprimentos, Construção e Contrato de instalação (iEPCI™), a primeira vez que este tipo de contrato foi utilizado no Brasil. Estou ansioso para fornecer uma atualização sobre a produção assim que os dois poços estiverem em operação e o comissionamento está completo.”
SOBRE A KAROON ENERGY LTD
A Karoon Energy Ltd. é uma empresa internacional de exploração e produção de petróleo e gás com ativos no Brasil e Austrália e é uma empresa listada na ASX. A visão da Karoon é ser uma empresa de energia internacional líder e independente que se adapta a um mundo dinâmico em forma empreendedora e inovadora. O objetivo da Karoon é fornecer energia de forma segura, confiável e responsável, criando benefícios duradouros para todos os seus stakeholders.