Produção de petróleo da OPEP + corta conformidade cai para 75% em Dez -Petro-Logística
O cumprimento da OPEP + com as restrições à produção de petróleo prometidas caiu para 75% em dezembro, um dos níveis mais baixos desde o início do pacto de abastecimento em maio de 2020, disse o rastreador de petroleiros Petro-Logistics na última terça-feira.
Esta é uma estimativa mais baixa de cumprimento pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados, conhecida como OPEP +, do que outros relataram. Uma tendência de menor conformidade pode pesar sobre os preços do petróleo, que estão atualmente em alta em 11 meses.
A OPEP + fez um corte recorde na produção de petróleo de 9,7 milhões de barris por dia, cerca de 10% da produção mundial, para sustentar os preços que foram empurrados para mínimos históricos pela pandemia do coronavírus. Eles haviam reduzido o corte para 7,7 milhões de bpd em dezembro.
A Petro-Logistics, uma consultora com sede em Genebra, disse que o cumprimento de dezembro pelos membros da Opep que participam do acordo caiu para 82%, uma queda de 10% em relação a novembro, com o principal exportador Arábia Saudita entre as nações mostrando adesão mais fraca.
“Até mesmo a Arábia Saudita viu sua conformidade cair de 10% a 92%”, disse a Petro-Logistics em um e-mail à Reuters.
Os países não pertencentes à OPEP envolvidos no pacto, dos quais a Rússia é de longe o maior produtor, foram ainda mais baixos, 64%, 8% em relação ao mês anterior.
Outras estimativas, até agora, concluíram que o cumprimento de dezembro é maior.
Uma pesquisa da Reuters descobriu que a OPEP entregou 99% dos cortes prometidos em dezembro. Uma pesquisa da Platts, uma das fontes que a OPEP usa para rastrear sua produção, estima a adesão da OPEP + em 99%.
Agência Reuters