Projeto Mar Atento Inicia Capacitação de Comunidade Pesqueira para Resposta a Emergências Ambientais
Ação tem como objetivo preparar comunidade pesqueira de Campos dos Goytacazes (RJ) e Quissamã (RJ) para ajudar na proteção de ecossistemas marinho e costeiro.
O Projeto Mar Atento, iniciativa da Shell e Equinor, em parceria com a Vast Infraestrutura e PRIO, focado na segurança e proteção ambiental das comunidades costeiras, dará início à sua etapa de capacitação no próximo dia 13, em Barra do Furado (Quissamã, RJ). A ação tem como objetivo treinar pescadores da região, que também inclui o Farol de São Thomé (Campos dos Goytacazes, RJ), para responder eventuais situações de emergência envolvendo derramamento de óleo no mar, contribuindo, assim, para a proteção dos ecossistemas marinho e costeiro.
“A importância dessa capacitação foi amplamente reconhecida pelos próprios pescadores. Esse engajamento fortalece a segurança e o desenvolvimento sustentável das comunidades pesqueiras,” afirma Suely Ortega, consultora sênior de Performance Social da Shell Brasil. A condução do treinamento será realizada por especialistas da Environpact e Oceanpact, ambos com ampla experiência em resposta a emergências ambientais.
“Preparar os pescadores locais para responderem a emergências ambientais é um passo essencial para mitigar impactos e garantir uma resposta rápida e eficaz em situações críticas. Enxergamos grande importância em atuar nesse projeto ao lado de empresas do setor que também possuem o compromisso com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente. É o tipo de ação que não só fortalece nossa capacidade de proteger o ecossistema marinho como nos ajuda a valorizar a comunidade local, promovendo um ambiente mais seguro e responsável.” afirma Leandro Brandão, Gerente de Sustentabilidade da PRIO.
Mar Atento em prática: etapa de treinamento
A capacitação será dividida em dois módulos – teórico e prático – com duas turmas, totalizando 60 participantes. Na parte teórica, todos aprenderão sobre os procedimentos de recolhimento de óleo e de segurança com animais oleados. Já a parte prática será dividida em Proteção de Costa e Limpeza de Praia. Na primeira, pescadores aprenderão o lançamento de barreiras de contenção e técnicas de coleta de óleo com o apoio de seis embarcações previamente cadastradas. A turma de Limpeza de Praia será treinada no uso de equipamentos específicos e nos processos de descontaminação de pessoas e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).
Todos os participantes receberão certificado de conclusão e materiais didáticos, além de EPIs para a aplicação dos conhecimentos adquiridos. Os participantes foram selecionados com base em critérios específicos, como residência local e experiência na pesca marítima, buscando fortalecer o vínculo entre a comunidade e as práticas de proteção ambiental.
O projeto Mar Atento possuí quatro etapas (I – Planejamento, II – Engajamento, III – Capacitação e IV – Devolutiva). Em agosto, pescadores locais participaram da EXPO Mar Atento, uma exposição técnica voltada para sensibilização em segurança e sustentabilidade na indústria de petróleo e gás. Após a conclusão do projeto, os pescadores participantes estarão mais preparados para uma resposta rápida a incidentes de derramamento de óleo e terão suas embarcações cadastradas como parte das operações de resposta ambiental.
Projeto Mar Atento
Desde 2017, o projeto já foi realizado em seis municípios da Bacia de Campos, sendo três no Espírito Santo, nas cidades de Marataízes, Anchieta e Itapemirim, e três no Rio de Janeiro, em Cabo Frio, São João da Barra e São Francisco do Itabapoana. A iniciativa já treinou quase 300 pescadores e teve mais de 90 embarcações cadastradas. O Mar Atento é um projeto de cunho social voluntário, ou seja, não faz parte da obrigação do licenciamento ambiental relacionada às atividades offshore das empresas.
Sobre a Shell
Há mais de 110 anos no país, a Shell é uma empresa de energia integrada com participação em Upstream, no Novo Mercado de Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen, que recentemente adquiriu também o negócio de lubrificantes da Shell Brasil. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro de energia.
Sobre a Equinor
A Equinor é uma empresa internacional de energia comprometida com a criação de valor a longo prazo em um futuro de baixo carbono. Com portfólio que abrange petróleo, gás, energias renováveis e soluções de baixo carbono, a Equinor é a principal operadora na plataforma continental norueguesa. No Brasil, área estratégica internacionalmente para a companhia, o portfólio crescente conta com ativos em óleo e gás (O&G) e energias renováveis. Em O&G, a companhia tem projetos em desenvolvimento, incluindo Raia e Bacalhau, e ativos em produção, como Peregrino e Roncador. Em renováveis, a empresa conta com ativos em energia solar em operação – as plantas solares Apodi e Mendubim, além de ter adquirido em 2023 a Rio Energy, empresa líder em energia renovável onshore no país.
Sobre a Vast Infraestrutura
A Vast Infraestrutura é uma companhia dedicada a oferecer infraestrutura e soluções logísticas para a movimentação de líquidos no Brasil. Com uma experiência consolidada em operações de transbordo de petróleo confiáveis e com baixo perfil de emissões de carbono no Porto do Açu, a Vast quer ir além e se tornar também um hub de movimentação e armazenagem de combustíveis líquidos do presente e do futuro. A companhia está alinhada às demandas da sociedade e tem a ambição de ser referência em sustentabilidade e melhores práticas no segmento de atuação, sempre cuidando do meio ambiente e das comunidades em sua área de influência, para movimentar energia de forma segura e potencializar um futuro cada vez mais sustentável.
Prazer, PRIO
Somos a maior empresa independente de óleo e gás do Brasil, pioneira na recuperação e aumento da vida útil de campos em produção. Criada em 2015 e com cinco ativos na Bacia de Campos, temos foco na excelência e na busca por eficiência operacional, priorizando a segurança das operações e o zelo com as pessoas e com a preservação do meio ambiente.
Carioca, a PRIO tem um propósito que supera o O&G: queremos extrair o melhor da nossa energia para transformar o Brasil em um lugar mais eficiente. Além disso, buscamos envolver e devolver esse crescimento para a sociedade por meio do incentivo a iniciativas conectadas ao esporte, à cultura e à educação – que fazem parte do da nossa plataforma de patrocínios I ❤ PRIO.
3ª Edição do Maior evento sobre FPSOs do Brasil
A 3ª edição do evento: Brasil – Epicentro Global de FPSOs, acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de Maio de 2025.
Não perca a oportunidade de participar do maior evento da indústria de FPSOs no Brasil!
Data: 13, 14 e 15 de maio de 2025
Conferência: 9h às 18h (Em breve! abriremos as inscrições)
Exposição: 14h às 20h (Acesso: Livre para profissionais do setor.)
Local: EXPO MAG, Rio de Janeiro – Brasil
Acesse o site do evento: https://fpsosexpor.com.br/