Projeto patrocinado pela Petrobras promove competições de robótica
Projeto Robot em Ação usa robótica como instrumento de aprendizagem. Premissa é que computadores e conteúdos digitais são mais atrativos à geração atual do que aulas expositivas
O projeto Robot em Ação, patrocinado pela Petrobras, deu início em 22 de junho a uma temporada de competições de robótica. Em cada disputa, dois robôs tentam se empurrar para fora de uma arena circular (como em uma luta de sumô.) Os torneios ocorrem até o fim de julho, nas cinco escolas municipais de Mossoró (RN) atendidas pelo projeto. As próximas competições serão em 26/07 em Hermógenes e 28/07 em Piquiri e Sussuarana.
Executado pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), o projeto Robot em Ação usa a robótica como instrumento de aprendizagem. As competições buscam interação entre estudantes, bolsistas e comunidade, com objetivo de compartilhar conhecimento. Em alguns casos, as disputas também preparam equipes para competições regionais e nacionais — como a Olimpíada Brasileira de Robótica, em outubro.
A premissa da atuação do projeto é que computadores e conteúdos digitais são mais atrativos à atual geração de estudantes do que as clássicas aulas expositivas. A robótica, em especial, funciona como um poderoso instrumento de aprendizagem, ao mobilizar o interesse das crianças e jovens e integrar conteúdos multidisciplinares.
O projeto Robot em Ação desenvolve ações contínuas com 14 turmas de robótica nas escolas atendidas e pretende, até o final da sua vigência, atender mais de 920 crianças e adolescentes. Além das competições, os alunos também participam de programações esportivas e recitais musicais, discussões teóricas sobre lógica de programação, e montagem física de robôs. Tudo ocorre sob orientação de bolsistas, recrutados dentre estudantes de graduação em Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia, e Licenciatura em Computação.
O apoio da Petrobras ao projeto Robot em Ação está alinhado ao compromisso da companhia de fomento a projetos com o conceito STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). Por meio da inclusão digital, busca-se auxiliar crianças e jovens em seu aprimoramento educacional, de cidadania e, posteriormente, profissional. Saiba mais sobre o projeto Robot em Ação aqui.