Notícias

SBM Offshore e Petrobras firmam acordo

A SBM Offshore assinou contratos com a Petrobras para os 22,5 anos de locação e operação do FPSO Alexandre de Gusmão.

Esses contratos seguem a assinatura da Carta de Intenções vinculativa, conforme anunciado em 3 de agosto de 2021, quando a Decisão Final de Investimento para o projeto também foi tomada.

O FPSO Alexandre de Gusmão será implantado no campo de Mero, na Bacia de Santos, offshore do Brasil, a aproximadamente 160 quilômetros de Arraial do Cabo, estado do Rio de Janeiro. Este será o quarto sistema definitivo a ser instalado no campo Mero e o quinto casco MPF da SBM Offshore foi alocado para este projeto.

A SBM Offshore encomendou seu quarto e quinto cascos no programa Fast4Ward da empresa em dezembro de 2019. Os cascos foram encomendados da Shanghai Waigaoqiao Shipbuilding and Offshore (SWS) e da China Merchants Industry Holdings (CMIH).

Mero é um projeto de responsabilidade do Consórcio Libra, no qual a Petrobras é a operadora com 40 por cento com os sócios Shell Brasil com 20 por cento, TotalEnergies com 20 por cento, CNODC e CNOOC Limited com 10 por cento cada, juntamente com a Pré-sal Petróleo SA (PPSA) como gestora deste contrato.

SBM Offshore está progredindo com o projeto e construção usando seu programa Fast4Ward . O FPSO terá capacidade para processar 180 mil barris de óleo e 12 milhões de metros cúbicos de gás por dia. O primeiro óleo é esperado em 2025.

O projeto prevê a interligação de 15 poços ao FPSO, sendo 8 produtores de petróleo, 6 injetores de água e gás, 1 poço conversível de produtor para injetor de gás, por meio de uma infraestrutura submarina composta por dutos rígidos de produção e injeção e dutos de serviços flexíveis. Até o momento, o projeto teve quatro poços perfurados e dois concluídos.

A produção do primeiro sistema Mero definitivo (Mero 1) está prevista para começar em 2022, por meio do FPSO Guanabara, seguido do Mero 2 (FPSO Sepetiba), em 2023, e do Mero 3 (FPSO Marechal Duque de Caxias), em 2024.

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?