SBM Offshore realiza cerimônia de nomeação de FPSO com destino ao Brasil
A SBM Offshore nomeou oficialmente o navio flutuante de produção, armazenamento e descarga (FPSO) destinado a trabalhar no Brasil para a Petrobras.
Após obter uma carta de intenções vinculativa (LoI) em fevereiro de 2021, a SBM Offshore assinou contratos com a Petrobras para o arrendamento e operação de 26,25 anos do FPSO Almirante Tamandaré em julho de 2021. A empresa garantiu uma linha de empréstimo-ponte de US$ 635 milhões para o financiamento da construção do FPSO em setembro de 2021. No início de 2022, a empresa vendeu uma participação minoritária na embarcação para duas empresas japonesas.
Em março de 2023, a empresa concluiu o financiamento do projeto do FPSO com um total de US$ 1,63 bilhão obtido de um consórcio de 13 bancos internacionais com cobertura de seguro de 4 Agências de Crédito à Exportação (ECA) internacionais. O proprietário da unidade flutuante descreveu anteriormente a embarcação como a maior unidade produtora de petróleo operando no Brasil e uma das maiores do mundo.
A SBM Offshore realizou agora a cerimônia de nomeação do FPSO Almirante Tamandaré. A empresa explica que a unidade carrega um nome “rico em significado histórico e orgulho nacional”. Joaquim Marques Lisboa , Marquês de Tamandaré, foi um herói militar do século XIX e almirante do Exército Imperial do Brasil.
Oivind Tangen , CEO da SBM Offshore, comentou: “O FPSO Almirante Tamandaré marca outro capítulo na parceria entre a SBM Offshore e nossos principais stakeholders. As equipes entregaram excelente desempenho de HSSE durante todo o projeto e um FPSO de alta qualidade. Estamos orgulhosos de tê-la na frota da SBM Offshore.”
O projeto do FPSO incorpora o novo casco multipropósito Fast4Ward da SBM Offshore, que estava quase pronto no estaleiro em fevereiro de 2023. Com uma capacidade de processamento de 225.000 barris de petróleo e 12 milhões de m 3 de gás por dia, a unidade terá uma intensidade estimada de emissão de gases de efeito estufa (GEE) abaixo de 10 kg CO2e/boe. O primeiro óleo está previsto para 2024.
O FPSO Almirante Tamandaré, que é de propriedade e operado por uma sociedade de propósito específico de propriedade de empresas afiliadas da SBM Offshore (55%) e seus parceiros (45%), será implantado no campo de Búzios na Bacia de Santos, a cerca de 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, no Brasil. A Petrobras está operando o campo em parceria com a CNODC e a CNOOC.
3ª Edição do Maior evento sobre FPSOs do Brasil
A 3ª edição do evento: Brasil – Epicentro Global de FPSOs, acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de Maio de 2025.
Não perca a oportunidade de participar do maior evento da indústria de FPSOs no Brasil!
Data: 13, 14 e 15 de maio de 2025
Conferência: 9h às 18h (Em breve! abriremos as inscrições)
Exposição: 14h às 20h (Acesso: Livre para profissionais do setor.)
Local: EXPO MAG, Rio de Janeiro
Acesse o site do evento: https://fpsosexpor.com.br/