Notícias

SBM Offshore vende participação em FPSO para dupla japonesa

A  SBM Offshore vendeu uma participação minoritária no FPSO Almirante Tamandaré, que está atualmente em construção e será a maior unidade de produção de petróleo a operar no Brasil, para duas empresas japonesas.

A SBM Offshore em julho de 2021 assinou contratos com a Petrobras para o arrendamento e operação de 26,25 anos do FPSO Almirante Tamandaré . A embarcação será implantada no campo de Búzios, na Bacia de Santos, a aproximadamente 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, no Brasil.

Será a sexta unidade do sistema definitivo a ser instalada no campo de Búzios e terá capacidade para processar 225 mil barris de petróleo e 12 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

A SBM Offshore revelou que celebrou um acordo de acionistas com seus parceiros de negócios de longa data Mitsubishi Corporation (MC) e Nippon Yusen Kabushiki Kaisha (NYK).

Como resultado, MC e NYK adquiriram as respectivas participações de 25% e 20% nas sociedades de propósito específico relacionadas ao arrendamento e operação do FPSO Almirante Tamandaré. A SBM Offshore é a operadora e continuará sendo a acionista majoritária com 55% de participação acionária.

O FPSO Almirante Tamandaré está em construção. O primeiro óleo está previsto para o segundo semestre de 2024. A Petrobras está operando o campo de Búzios em parceria com a CNODC e a CNOOC.

A SBM Offshore já garantiu um empréstimo-ponte de US$ 635 milhões para o financiamento da construção do FPSO Almirante Tamandaré. Na época, a SBM era a única proprietária do FPSO e procurava alienar 45% da participação acionária aos parceiros.

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?