Shell e Trafigura recebem novas autorizações para importação de gás
A Shell pretende importar até 14 milhões m³/dia de gás natural pelo Gasbol, que transporta o energético da Bolívia. Nova autorização publicada na segunda (22/03) contempla a o suprimento de termoelétricas, distribuidoras de gás e consumidores livres.
A empresa já havia recebido a autorização 6,5 milhões de m³ de gás natural liquefeito (GNL) por meio do terminal da Bahia. Nos dois casos, a concretização dos negócios depende da concorrência pelo acesso à infraestrutura – chamadas públicas para o Gasbol e o arrendamento do terminal da Petrobras, em curso.
A Trafigura também recebeu autorização para importar 25,6 milhões de m³ pelo terminal da Bahia. Este mês, a companhia já foi autorizada a importar 10 milhões de m³/dia pelo Gasbol e outros 3 milhões de m³/dia pelo trecho 1 do Uruguaiana-Porto Alegre, gasoduto que conecta Argentina e Brasil.
— Em fevereiro, a Petrobras reabriu a concorrência pelo terminal da Bahia. Na primeira tentativa de arrendamento, a única proposta apresentada, da Golar Power, foi desclassificada porque a Petrobras classificou a companhia como de alto risco de integridade.
EP BR