Shell Iniciativa Jovem certifica 48 empreendedores com Selo de Sustentabilidade
Programa, que já apoiou mais de 2 mil negócios, abre inscrições para sua próxima edição a partir do dia 8 de maio
Jovens empreendedores do Rio de Janeiro e Espírito Santo acabam de ser certificados com Selo de Empreendimento Sustentável Shell Iniciativa Jovem. A certificação representa uma nova fase para 48 participantes do programa que passam a fazer parte da Rede de Empreendimentos Sustentáveis do Shell Iniciativa Jovem (RESIJ), um grupo colaborativo com empresas que participaram de outras edições, e procuram oferecer soluções criativas para as demandas do mercado de maneira socialmente responsável.
O objetivo do programa é estimular e capacitar empreendedores para o desenvolvimento de negócios sustentáveis e de impacto social. Em sua última edição, o Shell Iniciativa Jovem mostrou toda sua diversidade e contou com o maior número de participantes autodeclarados pretos e pardos, com mais de 50% de participação feminina, oferecendo formação gratuita e de alto nível a empreendedores de 20 a 34 anos.
Durante a cerimônia de certificação, Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Responsabilidade Social da Shell Brasil, ressaltou a importância do Shell Iniciativa Jovem para o ambiente de negócios, diversidade e inovação, na medida em que estimula o desenvolvimento de empreendimentos sustentáveis e de impacto social:
“O programa é pensado para ser uma semente, um primeiro passo. São 23 anos de Iniciativa Jovem e a cada ano, vejo mais mulheres, mais pessoas negras, mais representatividade. Sem dúvidas, é um programa que representa muito bem a energia que vem da gente”.
Inscrições abertas para o próximo ciclo
A partir desta segunda, 8 de maio, às 10h, o Shell Iniciativa Jovem vai abrir as inscrições para o último ciclo de sua 23ª edição. As inscrições são gratuitas e destinadas a pessoas entre 20 e 34 anos que já empreendem ou têm ideias de negócios que promovam mudanças significativas na sociedade. Os interessados devem ter ensino médio completo e residência fixa nos estados do Rio de Janeiro ou do Espírito Santo. As inscrições podem ser feitas no site https://www.iniciativajovem.org.br/ até o dia 02 de julho de 2023.
Os jovens selecionados terão acesso a uma rede de mentores, workshops e treinamentos para desenvolver habilidades e auxiliar na elaboração e execução de projetos durante um período de 3 a 4 meses. Ao investir em jovens empreendedores com projetos inovadores e sustentáveis, a Shell também investe no desenvolvimento socioeconômico do país, buscando promover soluções para desafios globais.
Histórias transformadas pelo Shell Iniciativa Jovem
Ludmylla Gonçalves, professora de Geografia e idealizadora da plataforma Pre-pa-ra, Prof!, foi uma das participantes que entrou para a Rede de Empreendimentos Sustentáveis do Shell Iniciativa Jovem (RESIJ). O negócio desenvolvido é um curso de capacitação para professores recém-formados, ou com pouco tempo de experiência, para desenvolverem planejamentos escolares e prática docente de forma autônoma, usando o funk como ferramenta didática.
Ela conta que o programa foi essencial no processo para acreditar no próprio negócio: “Fui uma esponja, aproveitei 100% do que eu pude. Enquanto uma mulher negra, o racismo me fez desacreditar do que eu mais amo, que é a educação. E ter sido reconhecida me fez mostrar que eu posso, e quero encorajar outras mulheres negras também. Esse empoderamento não é individual, ele é coletivo”.
Outro empreendimento apresentado é a Blackboo, marca streetwear que visa expandir e valorizar a presença black na moda, alinhando visual, sustentabilidade e desperdício zero de materiais. Allan Salles, criador da marca, conta como o Shell Iniciativa Jovem representou uma mudança no seu negócio: “O Iniciativa Jovem me ajudou a ver a Blackboo de uma forma mais comercial e empresarial, aliada à parte conceitual da representatividade. Foi um divisor de águas para sair do mundo das ideias e ir para a prática”.
Sobre o Shell Iniciativa Jovem
Desenvolvido pela Shell, o programa é executado em parceria com CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável) e tem como objetivo incentivar a geração de trabalho e renda, e ajudar empreendedores a se desenvolverem, formarem redes colaborativas e prosperarem suas ideias, criando soluções criativas para as demandas do mercado de maneira socialmente responsável. A iniciativa se baseia em três pilares: inovação, ética e sustentabilidade. A partir disso, os participantes são engajados em atividades como treinamentos e mentorias, que visam o aprimoramento das estratégias e da gestão do negócio. Desde o ano 2000, já foram mais de 2.200 empreendimentos apoiados a partir do Shell Iniciativa Jovem, 4.327 empregos gerados e 553 negócios selados.