Siemens firma parceria com a Total para aprimorar conceitos na produção de GNL de baixas emissões
A Siemens Gas and Power firmou um acordo com a Total, grupo líder do setor petroquímico e energético, com o intuito de aprimorar novos conceitos para a produção de Gás Natural Liquefeito (GNL) verde. Como parte do contrato, a Siemens Gas and Power está realizando estudos para explorar uma variedade de possíveis projetos de usinas de geração de energia e liquefação, com o objetivo final de descarbonizar a produção de GNL.
Os estudos têm foco em áreas-chave para reduzir a pegada ambiental das instalações de liquefação de GNL, assim como as emissões associadas de gases do efeito estufa, a confiabilidade da usina, sua manutenção, conformidade regulatória e custos de desenvolvimento. Os conceitos a serem explorados incluem: o uso de turbinas a gás e trens de compressão movidos por eletricidade em conjunto com tecnologias de refrigeração comprovadas; seleção de equipamentos que possam minimizar ou eliminar a queima de processos e o desenvolvento de técnicas para melhorar a eficiência das instalações de geração de energia no local (sistemas de recuperação de calor, refrigeração de ar de entrada, queima suplementar, integração de renováveis, armazenamento de baterias etc.).
Alem disso, os estudos também estão explorando como alavancar as plataformas de digitalização e automação para otimizar o design da usina e alcançar a execução perfeita do projeto.
“A Siemens Gas and Power está comprometida em apoiar os esforços da indústria de GNL para reduzir as emissões de carbono, por meio da aplicação de soluções comprovadas, além de fornecer desenvolvimento financeiro, técnico e suporte estratégico aos clientes nas fases iniciais de desenvolvimento de conceitos e pré-FEED de projetos”, disse Thorbjoern Fors, CEO da Divisão de Oil and Gas da Siemens Energy. “Estamos orgulhosos dessa parceria com a Total para alcançar o menor perfil possível de emissão e atingir o mais alto grau de sustentabilidade na produção de GNL.”