Notícias

SLB OneSubsea fecha contrato com a Petrobras

A OneSubsea, uma joint venture (JV) de tecnologia e soluções submarinas apoiada pela SLB, Aker Solutions e Subsea7, garantiu um contrato da Petrobras, após uma “licitação competitiva” , para fornecer dois sistemas submarinos de injeção de água do mar bruta (RWI) para o campo de Búzios.

De acordo com a OneSubsea, uma joint venture apoiada pela SLB, Aker Solutions e Subsea7, os sistemas visam aumentar a produção dos navios flutuantes de produção, armazenamento e descarga (FPSO) P-74 e P-75.

Os sistemas RWI abordarão gargalos de injeção de água nos FPSOs, aumentando a eficiência da produção e reduzindo as emissões de gases de efeito estufa (GEE) por barril. Ao operar diretamente no leito marinho, os sistemas reduzem a necessidade de equipamentos de superfície, liberando espaço, cortando requisitos de combustível e reduzindo as necessidades de energia das operações de injeção em comparação aos sistemas convencionais de injeção de superfície, observou a empresa.

“À medida que as bacias de águas profundas amadurecem, vemos cada vez mais oportunidades de recuperação secundária surgindo”, disse Mads Hjelmeland, CEO da SLB OneSubsea.

“A injeção submarina de água do mar bruta é uma aplicação bem comprovada com um forte caso de negócios que achamos que deve se tornar popular. Ao colocar o sistema diretamente no leito marinho, liberamos espaço e reduzimos as necessidades de combustível para os FPSOs, bem como diminuímos as necessidades de energia para os sistemas de injeção. É uma situação vantajosa para a Petrobras, e uma com a qual estamos muito animados. Este contrato consolidará nossa sólida presença de conteúdo local no país, contribuída pelas maiores plantas de fabricação e instalações de serviços submarinos de última geração no Brasil.”

Cada um dos sistemas incluirá uma bomba submarina de injeção de água do mar, um sistema umbilical e um acionamento de velocidade variável de topo. De acordo com a SLB, essas instalações darão suporte às operações do FPSO da Petrobras, melhorando a pressurização do reservatório e a eficiência geral de recuperação.

Como parte do acordo, a SLB OneSubsea aumentará sua equipe multidisciplinar no Brasil, abrangendo expertise em desenvolvimento de campo, engenharia de sistemas e suporte de vida útil de campo. A empresa disse que também integrará serviços Subsea Live habilitados para IA para fornecer monitoramento de condições em tempo real e assistência técnica de especialistas de domínio.

Em maio, a Subsea7 garantiu um contrato de mais de US$ 1,25 bilhão com a Petrobras para o campo de Búzios, localizado a 2.000 metros de profundidade de água na costa do Brasil. Sob o contrato, a Subsea7 executará engenharia, aquisição, fabricação, instalação e pré-comissionamento de 102 quilômetros de risers rígidos e flowlines para o sistema de produção de ondas preguiçosas de aço para o campo de Búzios 9.

O campo de Búzios foi descoberto em 2010. A Petrobras é a operadora com 88,99% de participação, tendo como parceiras a CNOOC (7,34%) e a CNODC (3,67%). O conceito atual de desenvolvimento do campo de águas profundas abrange 11 plataformas.

3ª Edição do Maior evento sobre FPSOs do Brasil

A 3ª edição do evento: Brasil – Epicentro Global de FPSOs, acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de Maio de 2025.

Não perca a oportunidade de participar do maior evento da indústria de FPSOs no Brasil!

Data: 13, 14 e 15 de maio de 2025
Conferência: 9h às 18h  (Inscrições abertas, clique: Sympla ou Mercado Pago
Exposição: 14h às 20h (Acesso livre para profissionais do setor.)
Local: EXPO MAG, Rio de Janeiro – Brasil
Acesse o site do evento: https://fpsosexpor.com.br/

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?