Notícias

Sonardyne visa a liberação de UXOs mais segura com nova tecnologia sem fio

A Sonardyne lançou uma capacidade de iniciação subaquática sem fio com o objetivo de melhorar a segurança e a eficiência da remoção de munições não detonadas (UXO) durante projetos de energia offshore.

O Transponder de Iniciação 6 (IT 6) foi projetado para ser conectado diretamente a um dispositivo de neutralização de mina não elétrico implantado remotamente, como um Viper MDS da ECS Special Projects.

Isso permite que as equipes de descarte de munições explosivas (EOD) enviem um comando acústico sem fio de sua embarcação, iniciando com segurança um detonador de tubo de choque. Demonstrações recentes foram realizadas a distâncias em mais de 1.000 metros de distância.

O IT 6 é baseado na tecnologia de sinal digital Wideband 2 da Sonardyne, que oferece um link de comunicação sem fio subaquático de longo alcance. O desenvolvimento significa que os técnicos não precisam mais conectar neutralizadores de UXO para sinalizar bóias de relé na superfície e não estão restritos ao bom tempo e à luz do dia para configurar uma operação de iniciação.

De acordo com a Sonardyne, a tecnologia é pequena, leve e projetada para ser colocada por um ROV ou mergulhador tanto para detonação de alta ordem quanto para deflagração de baixa ordem. Possui várias camadas de segurança para evitar a ativação não intencional, incluindo um interruptor hidrostático, que só permite que a unidade seja armada quando uma profundidade pré-determinada for atingida.

As operações que usam IT 6s são controladas usando o novo estojo robusto Deck Topside da Sonardyne e o mergulhador cabeado.

A interface do usuário foi projetada em cooperação com técnicos de EOD e permite que parâmetros operacionais sejam definidos e vários IT 6s sejam configurados antes da implantação.

Durante uma operação ao vivo, dois botões físicos fornecem uma camada adicional de segurança, exigindo que os usuários segurem um botão para armar e pressionem simultaneamente o outro para iniciar.

“As águas europeias estão repletas de munições não detonadas (UXO), resultado de conflitos militares anteriores, exercícios de treinamento, desenvolvimento de armas e atividades de despejo no mar. Durante as fases de construção de parques eólicos, por exemplo, o risco para pessoal, ativos e prazos do projeto é significativo”, John Houlder , gerente de produto da Sonardyne.

“Quando o descarte, em vez de evitar, for considerado necessário para a colocação de rotas de turbinas ou cabos, nosso novo IT 6 e topside ajudarão os envolvidos com a tarefa perigosa a operar totalmente sem fio e em qualquer clima, dia ou noite. O comando e controle acústico subaquático é um recurso central da Sonardyne, portanto, o IT 6 pode ser considerado tão confiável e seguro quanto os métodos tradicionais envolvendo tubos de choque e muito mais seguro do que as linhas de detonação elétricas.”

 

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?