Notícias

Svitzer lança serviços de reboque neutro em carbono

A Svitzer, operadora líder global de reboque e parte da AP Moller-Maersk, anunciou que, depois de conduzir um piloto bem-sucedido, converterá toda a sua frota de 10 rebocadores em Londres e Medway para ser movida a biocombustível marítimo.

A substituição do óleo combustível marítimo pelo biocombustível neutro em carbono permite que a Svitzer ofereça uma nova solução de reboque, a Ecotow, aos seus clientes, liberando uma redução de cerca de 90% de CO2 nas emissões do Escopo 3 de suas operações de reboque. A empresa está oferecendo o Ecotow diretamente em Londres para clientes cujas embarcações exigem serviços de reboque no Tamisa e para clientes globais, dando-lhes a oportunidade de inserirem rebocadores movidos a combustíveis fósseis em outras partes de sua cadeia de valor. A Svitzer alcançou isso calculando o impacto das emissões das operações de reboque para os clientes do Ecotow e combinando esse impacto com um volume de biocombustível a ser fornecido à frota sediada em Londres.

Inicialmente, os cinco rebocadores da Svitzer que servem o terminal de GNL da Ilha de Grãos no Medway, funcionam inteiramente com biocombustível de Óleo Vegetal Tratado com Hidrogênio (OVH) desde 15 de novembro de 2021. A mudança comprova a viabilidade operacional e também o valor comercial e ambiental do uso de biocombustível no setor de reboque.

Comentando as notícias, Nicola Duffin, Diretor Comercial, Grain LNG afirmou: “Estamos muito satisfeitos que a frota da Svitzer que atende o terminal esteja funcionando com biocombustível. A Grain LNG orgulha-se de trabalhar com um parceiro comprometido em fazer os investimentos necessários para reduzir as emissões. Este é um passo importante para alcançar a neutralidade de carbono no setor.”

Em janeiro de 2022, todos os 10 rebocadores da Svitzer em Londres irão operar usando biocombustível de OVH, expandindo ainda mais a oferta do Ecotow. A decisão de aumentar o uso de biocombustíveis em toda a frota de Londres segue a conclusão bem-sucedida do primeiro teste de biocombustível do setor a bordo do Svitzer Intrepid, que funciona com biocombustível fornecido desde setembro de 2021.

Comentando sobre o Ecotow, Lise Demant, diretora administrativa da Svitzer Europa, afirmou: “Este é um passo grande e animador para a descarbonização de reboques. O Ecotow nos permite oferecer aos nossos clientes uma oportunidade de reduzir suas emissões de Escopo 3 e suas pegadas ambientais, seja adquirindo serviços de reboque fornecidos por rebocadores alimentados com biocombustível ou “inserindo” as emissões de carbono de rebocadores em outros lugares em comparação às economias geradas em Londres e Medway.”

A Svitzer considera o OVH um primeiro passo crucial no roteiro para um setor de reboques mais neutro em carbono, um requisito cada vez mais impulsionado pelas demandas dos clientes. O anúncio de hoje permitirá que a Svitzer trabalhe com responsabilidade para aumentar a oferta do Ecotow para mais operações globais da Svitzer.

Comentando sobre o potencial do biocombustível nos rebocadores, Sven Lumber, chefe do Ecotow na Svitzer, acrescentou: “É sensato que busquemos ampliar o uso de biocombustível no momento certo alinhados para ajudar nossos clientes a navegar de forma lucrativa em suas trajetórias de descarbonização. A transição para uma adoção mais ampla de combustíveis alternativos nos reboques acabará por acontecer mais rapidamente se os clientes aceitarem a tecnologia e entenderem o equilíbrio custo/benefício, por isso, continuamos comprometidos com o teste de soluções que funcionarão para eles.”

O produto Ecotow exclusivamente usa biocombustíveis sustentáveis de segunda geração. Esses combustíveis são produzidos com o uso de resíduos, como óleo de cozinha usado, como matérias-primas, e são certificados pelo ISSC ou RSB. Em relação ao diesel marítimo, esses biocombustíveis reduzem as emissões de carbono em até 100% em uma base tanque para vigília e cerca de 90% em uma base bem acordada.

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?