TBG e Delta Geração celebram primeiro contrato de transporte de gás na modalidade Diário do mercado nacional
A TBG e a Delta Geração, do grupo Delta Energia, assinaram contratos de capacidade de transporte de gás natural de curto prazo na modalidade Diário. É a primeira vez que este tipo de serviço é prestado no mercado nacional. Também é o primeiro contrato de curto prazo da transportadora com um agente, além da Petrobras.
A TBG é a única empresa do setor no Brasil que oferece serviço de transporte nas modalidades trimestral, mensal e diário. As novas modalidades de contrato e outras iniciativas têm como objetivo contribuir com a abertura do mercado, no sentido em que vão ao encontro de suas demandas.
O serviço apoia o abastecimento da usina de William Arjona, em Campo Grande (MS), primeira termelétrica do país a usar gás natural do gasoduto Bolívia-Brasil. Com um sistema que permite acionamento pontual, realizado conforme as condições do sistema, a usina pode demandar até 1,3 milhão de metros cúbicos por dia.
De acordo com Jorge Hijjar, diretor comercial da TBG, o contrato com a Delta Geração representa um avanço para o mercado no país. “A contratação da modalidade Diário é inédita no Brasil e muito relevante para o setor, pois mostra que a entrada de novos players já é uma realidade, que gera concorrência e fortalece o ambiente de negócios. Isso só foi possível porque a TBG desenvolveu e submeteu à ANP os produtos de curto prazo, as plataformas de oferta de capacidade (POC) e de operação (PTG), que permitem a compra em tempo hábil para viabilizar o serviço, conforme horários operacionais, tanto do sistema de transporte quanto do suprimento de gás, possibilitando o planejamento de todas as ações necessárias para o dia seguinte. Foram assinados, até o momento, sucessivos contratos da ordem de 600 mil m³/dia cada e há a expectativa da continuidade da prestação do serviço.”
Para Luiz Fernando Vianna, presidente da Delta Geração, a modalidade de contratação de transporte Diário junto à TBG indica o amadurecimento do mercado de energia brasileiro, que vem avançando em flexibilidade e liberdade para os agentes. “Num momento sensível em que as geradoras são chamadas a suportar a demanda do sistema, a possibilidade de fechar acordos diários se revela um trunfo”, observa.
As contratações foram feitas por meio do Portal de Oferta de Capacidade (POC), que é um ambiente digital que possibilita a contratação de produtos e serviços de curto prazo da TBG (trimestral, mensal e diário) e que pode ser acessado em www.oferta de capacidade.com.br.
Atualmente o POC tem ofertas disponíveis e os carregadores interessados poderão solicitar a contratação da capacidade de um ou mais produtos, por ponto de entrada e/ou zona de saída, conforme seus interesses.