Vallourec fornecerá tubos de aço sem costura para construção da Arena MRV
A Vallourec estará presente na Arena MRV – Estádio do Clube Atlético Mineiro – com o fornecimento de 1.660 toneladas de tubos de aço sem costura a serem utilizados na sua estrutura de cobertura. O Estádio é considerado um dos grandes empreendimentos de infraestrutura urbana da atualidade em Belo Horizonte.
As obras já alcançaram mais de 130 dias em setembro. Cerca de 200 funcionários, máquinas e equipamentos se empenham no processo de terraplanagem do terreno que, pelo cronograma divulgado, se estenderá até novembro. Finalizado esse estágio, terão início as etapas de fundação e instalação dos pilares que darão sustentação ao Estádio, que terá 50 metros de altura aproximadamente.
“Os tubos sem costura Vallourec viabilizaram uma redução de peso significativa no projeto da estrutura de cobertura, diminuindo o número de componentes e contribuindo para uma estrutura mais limpa, que favorecerá o design arquitetônico”, explica Thiago Inácio, engenheiro civil da Vallourec. A expectativa dos empreendedores é que a Arena MRV seja a mais moderna da América Latina, capaz de prover uma experiência diferenciada para torcedores e para a população belo-horizontina.
Produção
Com tradição no fornecimento de tubos estruturais para grandes obras de infraestrutura e mobilidade urbana, a Vallourec está produzindo os tubos de aço sem costura destinados à Arena, com entregas já iniciadas em setembro deste ano.
A Empresa tem em seu portfólio a experiência de ter participado e fornecido tubos de aço sem costura para arenas de destaque em todo o mundo, como o Stade de France (Paris); Wembley Stadium (Londres); Allianz Arena (Munique); o Estádio Independência e o Mineirão (Belo Horizonte); Estádio Beira Rio (Porto Alegre); Arena Corinthians (São Paulo) e diversos outros que possuem concepção arquitetônica inovadora.
“A Vallourec está honrada em participar de um projeto arrojado e de vanguarda como o da Arena MRV e por seus produtos contribuírem de forma impactante na arquitetura e solução estrutural de sua cobertura, tal como já realizado no Estádio Independência e no Mineirão, ambos em Belo Horizonte”, avalia Rodrigo Monteiro, gerente comercial de tubos para aplicações estruturais e industriais da Vallourec.