Vencedora de licitação da Petrobras, Prosafe antecipa adjudicação do contrato até o final do ano
A Prosafe foi selecionada como a licitante vencedora para um contrato de 650 dias para a Petrobras no Brasil.
Este anúncio ocorre depois que a empresa divulgou em outubro de 2022 que havia apresentado a oferta mais competitiva neste processo de licitação. A Prosafe explicou na sexta-feira passada que a adjudicação final do contrato e o início das operações, envolvendo a implantação da plataforma de acomodação semi-submersível Safe Zephyrus para suporte de segurança e manutenção offshore no Brasil, permanecem sujeitos ao contrato.
No entanto, a empresa destacou que espera a adjudicação final do contrato antes do final do ano de 2022. O valor aproximado do negócio associado ao processo de licitação é de
$ 73 milhões – equivalente a $ 112.500 por dia.
Antes de iniciar os preparativos e mobilização para o contrato com a Petrobras, a Prosafe espera que a unidade Safe Zephyrus conclua seu contrato com a BP na ETAP no Mar do Norte do Reino Unido em 21 de dezembro de 2022.
O Safe Zephyrus , construído em 2016 , um navio irmão do Safe Boreas, foi construído no Jurong Shipyard, em Cingapura, com o projeto GVA 3000E e está equipado com um sistema DP3 e um arranjo de amarração de 12 pontos. Esta embarcação possui uma grande área de convés aberto de mais de 1.000 m2 e dois guindastes de 50 toneladas.
Embarcações ativas e paradas da frota da Prosafe
Enquanto isso, a empresa também forneceu uma atualização sobre as outras embarcações de sua frota, explicando que a Safe Caledonia opera para a TotalEnergies na plataforma Elgin no Reino Unido desde 7 de março de 2022. Assim que a embarcação concluir este contrato – programado para terminar em 2 de dezembro 2022 – ficará parado enquanto se aguarda trabalhos futuros.
O Safe Boreas da Prosafe concluiu um contrato para apoiar o desligamento de uma plataforma no Mar do Norte do Reino Unido em 1º de novembro de 2022 e agora está parado na Noruega enquanto aguarda trabalhos futuros.
Além disso, a Safe Eurus recebeu um contrato de quatro anos com a Petrobras em 25 de maio de 2022, com uma partida planejada para o primeiro trimestre de 2023, após o vencimento do contrato atual. Espera-se que a embarcação fique fora de serviço por 30 dias em abril de 2023 para realizar trabalhos de modificação e limpeza do casco para o contrato com a Petrobras. Além disso, a Prosafe pretende avançar e conduzir o SPS para esta embarcação – originalmente prevista para 2024 – durante a mesma janela de folga para evitar a necessidade de um novo período de folga em 2024.
Por outro lado, a Safe Notos iniciou um novo contrato de quatro anos com a Petrobras em 18 de julho de 2022, em continuação direta do contrato anterior . Espera-se que esta embarcação fique fora de serviço por 30 dias em fevereiro ou maio de 2023, para que a modificação e a limpeza do casco possam ser realizadas.
A Prosafe também enfatizou que o Safe Concordia está agora em Curaçao, aguardando o início do próximo projeto no Golfo do México dos EUA. A duração firme deste contrato, começando na janela de julho a outubro de 2023, é de 330 dias com até 6 meses de opções.
O provedor de acomodações offshore também revelou que a Safe Scandinavia está instalada na Noruega e está sendo amplamente comercializada. Embora a Prosafe tenha destacado que atualmente não está participando de nenhuma licitação em andamento no Brasil, a empresa confirmou que está participando de várias licitações no Mar do Norte.