Wilson Sons retoma docagens de embarcações de apoio offshore em seus estaleiros, no Guarujá, no Porto de Santos
Infraestrutura, tecnologia de ponta e expertise da companhia permitem realização simultânea de manutenções programadas de PSV e rebocador, além da construção de embarcação.
Maior operador de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, a Wilson Sons retomou, este mês, as docagens de embarcações de apoio offshore em seus estaleiros, no Guarujá (SP), localizados no Porto de Santos, o maior complexo portuário da América Latina. O PSV (Platform Supply Vessel) Zarapito, da Wilson Sons Ultratug Offshore (WSUT, joint venture com o grupo chileno Ultramar), passou por manutenção programada, realizada de forma simultânea com a docagem de um rebocador, operações que envolveram cerca de 300 profissionais.
A última docagem de um PSV nos estaleiros da companhia foi realizada em outubro do ano passado. No caso do Zarapito, construído em 2014 nos estaleiros da empresa, a docagem anterior fora executada em 2019. Entre os serviços de manutenção realizados no PSV, estão tratamento e pintura interna (tanques e compartimentos) e externa (casco); troca de anodos e tubulações; revisão de válvulas; reparo/troca de equipamentos; medições de espessuras e substituições de chapa de aço; e serviços elétricos.
O PSV da WSUT, que tem 89 metros de comprimento, 16 metros de largura e pesa 4.281 toneladas, dá apoio a plataformas de exploração e produção de petróleo e gás nas bacias de Santos e Campos. A embarcação transporta diferentes tipos de cargas e materiais, percorrendo até 300 quilômetros, entre as bases de apoio e as plataformas. Leva, por exemplo, suprimentos (para o pessoal a bordo), equipamentos (como bombas, motores, válvulas, equipamentos de perfuração, ferramentas e componentes elétricos e mecânicos), combustível, lubrificantes e materiais de construção e manutenção de estruturas.
Com o objetivo de garantir a excelência dos serviços e a eficiência operacional da embarcação, a Wilson Sons seguiu uma série de cuidados especiais na docagem do PSV, cumprindo todas as exigências técnicas e legais. Entre os procedimentos realizados, estão a inspeção pré-docagem, com a identificação de eventuais danos ou problemas a serem corrigidos, e a garantia de que a embarcação possui as certificações e toda a documentação exigidas pelas autoridades. Durante a manutenção, a empresa também adotou rigorosos procedimentos de segurança para prevenir acidentes e assegurar um ambiente de trabalho seguro para a equipe envolvida na operação.
“As docagens do PSV Zarapito e de um rebocador, simultaneamente, reforçam a capacidade do nosso time de atender diferentes tipos de embarcações e clientes, cumprindo prazos e adotando padrões de qualidade superiores. Sempre buscamos superar as expectativas dos clientes e, para isso, utilizamos toda a nossa infraestrutura, a expertise dos nossos profissionais e as melhores práticas de segurança, assegurando a eficiência operacional dos navios”, afirmou o diretor-executivo da divisão de estaleiros da Wilson Sons, Adalberto Souza.
Nas docagens simultâneas, a companhia conta também com um diferencial: a estrutura da comporta intermediária, que facilita o acesso das embarcações ao dique. Assim, permite a entrada e saída, de forma controlada, mesmo quando o dique está parcialmente seco. Com o isolamento do dique, a operação ganha flexibilidade operacional, permitindo receber múltiplas embarcações simultaneamente.
Novas docagens no segundo semestre
Com estas duas docagens, este ano, de janeiro a junho, a Wilson Sons já realizou em seus estaleiros 12 manutenções programadas de embarcações, registrando um crescimento de 9,1% na comparação com o mesmo período de 2023. Na carteira da companhia estão previstas, até dezembro, mais 20 docagens, totalizando 32 navios.
Assim, a expectativa é de 2024 terminar com um avanço de 33% no total de serviços de docagens prestados, em relação ao ano passado.
Construção de rebocadores pioneiros
Além das duas docagens, a Wilson Sons está construindo, em seus estaleiros, o rebocador WS Onix, uma das seis novas embarcações com tecnologia mais sustentável, pioneiras no Brasil, com padrão IMO TIER III (da Organização Marítima Internacional). O novo projeto de casco possibilita a redução das emissões de gases de efeito estufa, com uma diminuição estimada de até 14% no consumo de combustíveis fósseis, contribuindo para a diminuição das emissões de gases poluentes e para a economia nos custos operacionais associados ao consumo de combustível.
Cinco desses rebocadores, que possuem mais de 90 toneladas de tração estática, já foram entregues, a partir de julho de 2022 (WS Centaurus, WS Orion, WS Rosalvo, WS Castor e WS Dorado, batizado em março passado). O WS Onix, por sua vez, será lançado ainda este ano.
Há mais de 80 anos, a Wilson Sons atua com seus estaleiros no Porto de Santos. Seus
dois estaleiros, no Guarujá, totalizam 39.000 m2 e são especializados na construção, conversão, manutenção e reparo de embarcações. É a única empresa a possuir um dique seco, no complexo portuário de Santos, oferecendo soluções pioneiras e inovadoras nos serviços.
Sustentabilidade
Além da excelência técnica e operacional, a Wilson Sons reforça seu compromisso com a sustentabilidade ambiental em todas as suas operações. Durante as docagens recentes de embarcações, como o PSV Zarapito, a empresa seguiu rigorosos padrões para minimizar o impacto ambiental, incluindo o descarte correto de materiais e resíduos. Todos os procedimentos foram realizados de acordo com normas ambientais, garantindo a segurança e preservação dos ecossistemas marinhos próximos aos seus estaleiros no Porto de Santos. Além disso, a construção dos novos rebocadores, com tecnologia mais sustentável e redução significativa de emissões de gases de efeito estufa, demonstra o compromisso contínuo da Wilson Sons em contribuir para a melhoria da qualidade do ar nos portos onde opera, alinhando inovação tecnológica com responsabilidade ambiental.
Sobre a Wilson Sons
A Wilson Sons é o maior operador de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, com mais de 186 anos de experiência. A companhia tem abrangência nacional e oferece soluções completas para mais de 5 mil clientes, incluindo armadores, importadores e exportadores, indústria de energia offshore, projetos de energia renovável, setor do agronegócio, além de outros participantes em diversos segmentos da economia.
3ª Edição do Maior evento sobre FPSOs do Brasil
Vem Aí!!!
A 3ª edição do evento: Brasil – Epicentro Global de FPSOs, acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de Maio de 2025.
Não perca a oportunidade de participar do maior evento da indústria de FPSOs no Brasil!
Data: 13, 14 e 15 de maio de 2025
Conferência: 8h às 18h (Em breve! abriremos as inscrições)
Exposição: 14h às 20h (Acesso: Livre para profissionais do setor.)
Local: EXPO MAG, Rio de Janeiro
Acesse o site do evento: https://lnkd.in/dNN5fDz7