Workshop da ANP tira dúvidas da indústria sobre rochas e fluidos
A ANP realizou anteontem (6/7) workshop online para esclarecer dúvidas da indústria de petróleo e gás sobre atividades e procedimentos relacionados a rochas e fluidos, bem como trocar experiências com empresas, universidades e outras instituições de pesquisa.
Na abertura do evento, o superintendente de Dados Técnicos da ANP, Cláudio Jorge de Souza, lembrou que o acervo de rochas e fluidos é diferente do de documentos digitais, pois se degrada ao longo do tempo. “Mesmo com o avanço na digitalização das amostras, a amostra em si não é para sempre. Por isso, temos que ter um cuidado a mais com esse acervo nacional. É sempre importante conversar com as universidades e instituições que já fazem esse tipo de guarda, e com as empresas, para avançarmos no aprimoramento da regulação”, afirmou.
No encontro, técnicos da Agência fizeram apresentações para responder às principais dificuldades levantadas pelas empresas do setor no primeiro semestre de 2021. Entre os temas abordados, estiveram: solicitações de acesso a amostras; autorizações; entregas de resultados de análises; digitalização de amostras; e projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).