Yinson contrata empresa para trabalho de atualização do FPSO que operará para a Enauta
A Drydocks World Dubai, parte da DP World, assinou um acordo com o operador de FPSO da Malásia, Yinson, para atualizar um navio flutuante, de produção, armazenamento e descarregamento (FPSO), que operará para a Enauta no Brasil.
A Drydocks World revelou na terça-feira que assinou um contrato com a Yinson para atualizar , reformar e converter um navio FPSO, que será entregue à Enauta após a conclusão deste projeto de 18 meses.
O capitão Rado Antolovic , PhD, CEO da Drydocks World, comentou: “Nossa experiência em reforma, conversão e atualização de navios FPSO nos permite apoiar a Yinson Production em seu compromisso de melhorar o acesso global a fontes de energia estáveis. Temos o prazer de entrar em uma nova parceria com a Yinson e preparar o caminho para um relacionamento comercial de longo prazo.”
O acordo com Yinson abrange serviços de conversão e extensão de vida, bem como reforma do FPSO Atlanta em Drydocks World-Dubai, enquanto o FPSO atualizado deve ser entregue no terceiro trimestre de 2023 para a Enauta no campo de Atlanta, no Brasil.
Localizado na Bacia de Santos , o campo de Atlanta é operado pela Enauta Energia, subsidiária integral da empresa, que também detém 100% de participação neste ativo. O campo produz desde 2018 por meio de um Sistema de Produção Antecipada (EPS) – composto por três poços conectados ao FPSO Petrojarl I.
No entanto, a Enauta celebrou um contrato de compra do FPSO OSX-2 para o Sistema Definitivo (DS) do campo de Atlanta em janeiro de 2022, sendo esse acordo de compra fechado em fevereiro . O player brasileiro de petróleo e gás também assinou um contrato firme com a Yinson da Malásia para a conversão de uma unidade de produção existente para o FPSO a ser usado para o Full Development System (FDS) de Atlanta – aprovado em fevereiro de 2022 – nos mesmos termos especificados no Carta de Intenções (LoI) de dezembro de 2021.
A atualização mais recente sobre os desenvolvimentos relacionados a este projeto FPSO indica que ele deverá estar totalmente operacional até 2024 e apoiar a meta de Yinson de produzir até 50.000 barris de petróleo por dia do campo. De acordo com a Drydocks World, os navios FPSO são vitais para as operações de petróleo offshore, recebendo petróleo bruto e outros líquidos de reservatórios submarinos e separando-os em gás natural e petróleo com instalações de processamento a bordo.
David Hamilton , Gerente de Projetos da Yinson Production, comentou: “O processo de licitação competitivo para este projeto foi rigoroso. A seleção do Drydocks World destaca a importância de encontrar um parceiro com capacidade para atualizar e aprimorar navios FPSO. Estamos ansiosos para entregar o FPSO de Atlanta à Enauta em 2023 e reafirmar nosso compromisso de tornar a energia estável e acessível em todo o mundo.”
Além disso, o escopo técnico de trabalho para este projeto no estaleiro Drydocks World-Dubai inclui engenharia de produção, aquisição de material a granel, construção e suporte para comissionamento em terra. Além disso, o escopo de redistribuição deste projeto abrange renovação de aço, reforma de tubulação, revestimento de tanque e reforma de equipamentos, juntamente com a atualização deste FPSO.
A Drydocks World explicou que este projeto FPSO implicará na extensão da vida útil e instalação de novos equipamentos para utilizar 100% do gás produzido e minimizar as emissões de gases de efeito estufa.